“Auto Retrato, Alvo Retrato: Processos Presentes” é estruturada em dois eixos metafóricos que dão nome à exposição, refletindo sobre a importância de olhar para o passado para traçar nosso caminho.
Buscando ressaltar a produção continua e sempre existe de artistas negros nos interiores paulistas, o projeto mergulha no legado artístico de Maria Helena Ramos e Jaime Domingos Cruz Macalé artistas referências e dos artistas e curadores Emaye Natalia Marques e Betto Souza, a exposição “Auto Retrato, Alvo Retrato: Processos Presentes” traz à tona 30 obras que exploram memórias, ancestralidades, resistências e afetividades.
A abertura acontecerá a partir das 18 horas, no Espaço Cultural do IEA-RP, localizado na Rua Pedreira de Freitas, 20 – Campus da USP – Vila Monte Alegre, com entrada gratuita. Após a cerimônia de abertura, haverá um bate-papo com os artistas, curadores e público presente.
“Em 2024, o mestre Macalé chega a 50 décadas de vasta produção artística, moldada em muita pesquisa-processo, que captura relações do cotidiano, do social, da ancestralidade África, tudo isso em meio século de criatividade. Por isso, estamos neste projeto também saudando seu legado em obra e gesto. São centenas de pinturas em diversos suportes, esculturas sobre diversos materiais, instalações, cenários, exposições, casas, escolas. Como artista educador, o mestre Macalé inaugura possibilidades, verdadeiras instalações educativas que no gesto da urgência, elaboram alternativas, fazer o pincel, o chassi, a tela, experiências que atravessam gerações”, detalha Betto Souza.
Serviço
Exposição “Auto Retrato, Alvo Retrato: Processos Presentes”
Quarta -feira, dia 07/02
Espaço Cultural do IEA-RP, localizado na Rua Pedreira de Freitas, 20 – Campus da USP – Vila Monte Alegre.