Por: Adalberto Luque
Uma mulher de 33 anos foi executada, na noite deste domingo (04), na Rua Alberto de Oliveira, Jardim Maria Goretti, zona Oeste de Ribeirão Preto. Segundo informações, a publicitária Dayane Isabel Roncari estava na rua conversando com outro homem quando tudo ocorreu.
Dois homens se aproximaram em um carro preto. Usando capuzes, desceram e começaram a disparar contra a vítima. O homem que estava conversando com Dayane fugiu sem ter sido alvejado.
De acordo com o Boletim de Ocorrência (B.O.), os dois teriam disparado somente na direção da vítima. Foram muitos tiros e Dayane foi atingida na cabeça, peito, costas, braços e perna. Viaturas de resgate foram acionadas, mas apenas constataram a morte da vítima no local.
A área foi preservada para o trabalho de perícia. Foram encontradas mais de 30 cápsulas calibre 9mm deflagradas. Em seguida, o corpo de Dayane foi levado para o Instituto Médico Legal (IML). A ocorrência foi registrada na Central de Polícia Judiciária (CPJ) e a Polícia Civil vai investigar o homicídio.
Publicitária já havia sido presa
Dayane já havia sido presa antes por homicídio. Na madrugada de 05 de outubro, segundo investigações, ela seguia de carro pela Avenida Luiz Galvão Cezar, no Parque das Andorinhas, zona Oeste de Ribeirão Preto, quando se envolveu em acidente com uma moto Honda Biz, com o condutor e uma mulher na garupa.
Ester Lisboa Ribeiro Santos, de 18 anos, morreu na hora. O condutor, Wendel Souza de Almeida, então com 26 anos, foi socorrido em estado gravíssimo, mas sobreviveu. Ela teria ficado no local aguardando a PM e chegou a dizer que havia sido acidente.
Contudo, testemunhas disseram que Dayane teria brigado com o condutor da moto, que estava caído.
A moto seria da própria Dayane. A vítima fatal estaria usando seu capacete e o condutor era o ex-namorado, com quem havia rompido há pouco tempo, após um ano de relacionamento. Ela chegou a ser presa por homicídio doloso e tentativa de homicídio doloso. A defesa da publicitária apresentou a tese de que teria ocorrido um acidente. Ela ficou presa por cerca de seis meses e conseguiu responder em liberdade.
Wendel se recuperou das múltiplas fraturas e diversas cirurgias às quais foi submeteu. Mas no dia 16 de junho de 2021, ele foi assassinado em circunstâncias idênticas às da ex-namorada Dayane. Wendel, 29 anos, estava sentado na frente de sua residência, na Rua Artur Fracadosso, Parque das Figueiras, zona Norte de Ribeirão Preto.
De acordo com a PM, ele homem estava sentado com dois amigos, quando um carro chegou e um dos homens veio em sua direção atirando. Os outros dois homens conseguiram fugir. Os tiros foram todos disparados na direção de Wendel.
O caso foi tratado como execução e a perícia encontrou 32 projeteis calibre 9mm. O caso de Dayane também é tratado como execução. A Delegacia de Homicídios da Divisão Especial de Investigações Criminais (DEIC) vai investigar o caso. Porém a Polícia Civil não confirma se os dois casos de execução têm ligação.
(Matéria atualizada às 11h40)