Por: Adalberto Luque
Uma grande operação foi realizada, na manhã desta sexta-feira (26), nas cidades de Guatapará, Ribeirão Preto e Américo Brasiliense, contra esquema de empréstimos consignados contraídos de forma fraudulenta.
A Operação “The Ghost” foi organizada pelo Departamento de Inteligência Policial da Delegacia Seccional de Ribeirão Preto e contou com a participação de 20 policiais civis, em seis viaturas das cidades de Luís Antônio, Guatapará e da Seccional de Ribeirão Preto, além da delegacia de Américo Brasiliense, que pertence à Seccional de Araraquara.
No total, foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão, sendo cinco em Guatapará, um em Ribeirão Preto e um em Américo Brasiliense. A Prefeitura de Guatapará foi alvo do cumprimento de um dos mandados.
Investigações apontaram que um empresário, uma ex-secretária e um então secretário criaram um esquema onde cooptavam pessoas de baixíssima renda ou familiares próximos do empresário para participar para, mesmo não sendo servidores municipais, eram cadastrados no sistema informatizado como funcionários da prefeitura, para contrair empréstimos consignados. O valor era dividido entre servidores, empresário e falsos servidores.
Os empréstimos não eram pagos às instituições financeiras e o golpe pode ter causado prejuízos superiores a meio milhão de reais. Na prefeitura foram apreendidos documentos e, na residência dos investigados, equipamentos eletrônicos.
A reportagem do Tribuna Ribeirão entrou em contato com a Prefeitura de Guatapará, mas até a publicação desta matéria não recebeu retorno. Se a prefeitura se posicionar, o texto será atualizado.