Tribuna Ribeirão
DestaqueSaúde

“Janeiro Roxo”: Saúde promove busca ativa de casos de hanseníase em RP

Todas as unidades de saúde da cidade estão aplicando questionário em pacientes para diagnosticar precocemente casos da doença (Reprodução)

Neste ano, a Secretaria Municipal da Saúde está fazendo uma grande ação de busca ativa de casos de hanseníase em Ribeirão Preto por meio do QSH – Questionário de Suspeição de Hanseníase. Pessoas que apresentarem algum sintoma da doença, deverá procurar imediatamente uma unidade de saúde.

O QSH está sendo aplicado pelos profissionais de saúde nas 47 unidades de Atenção Primária à Saúde e a meta é que sejam aplicados mais de dois mil questionários ao longo da campanha “Janeiro Roxo”.

O questionário foi desenvolvido por pesquisadores do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP, sob a orientação do prof. Marco Andrey Cipriani Frade.

“Trata-se de um instrumento valioso para diagnosticar precocemente casos de hanseníase. Como em muitos casos os sinais e sintomas da doença são discretos, especialmente nas suas manifestações iniciais, podem passar despercebidos pelos profissionais de saúde e pelos próprios pacientes”, explica a dermatologista, responsável pelo Programa de Hanseníase da Divisãoo de Vigilância Epidemiológica, Helena Barbosa Lugão.

A profissional ressalta ainda que, desse modo, a aplicação do QSH permite que os profissionais da saúde fiquem atentos para a possiblidade de hanseníase em casos com sintomas nos nervos e na pele.

 

 

A doença

A hanseníase é uma doença infecciosa que afeta principalmente a pele e os nervos. O acometimento dos nervos pode se manifestar por dormências, perda de sensibilidade, dor nos nervos, câimbras e perda de força muscular.

Essas alterações ocorrem principalmente nos nervos das mãos, pés e rosto. Já na pele, a hanseníase pode causar manchas esbranquiçadas ou avermelhadas que não costumam coçar ou doer, é característica a redução da sensibilidade ao toque, calor ou dor nas manchas de hanseníase.

Confira abaixo o QSH. Se você achar que pode ter hanseníase, procure a unidade de saúde mais próxima!

No mês de janeiro é realizada a campanha Janeiro Roxo: Todos contra a Hanseníase. Ao longo do mês são realizadas diversas ações de conscientização sobre a hanseníase.

Postagens relacionadas

Cantor sertanejo Marciano morre aos 67 anos no ABC paulista

Redação 1

Polícia Civil apreende meia tonelada de maconha

Luque

Imóveis: RP pode ‘limitar’ anúncio

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com