O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, estará em Pitangueiras, na Região Metropolitana de Ribeirão Preto, no dia 19 de janeiro para inaugurar a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da cidade, considerada a maior obra da história do município.
O evento será realizado na Praça da Matriz (praça São Sebastião), às dez horas, e também contará com a presença de outras autoridades federais, estaduais e municipais. O governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), ainda não confirmou presença.
A ETE de Pitangueiras entrou em operação em dezembro do ano passado, tratando 100% do esgoto coletado. O investimento na concretização dessa obra totalizou R$ 17,6 milhões de reais provenientes de recursos próprios e também do governo de São Paulo, por meio do Desenvolve SP.
De acordo com o prefeito Marquinho Soriano (Cidadania), com a ETE, Pitangueiras passa a ser elevada a um novo patamar de desenvolvimento. “Agora, vamos começar a atrair mais indústrias, que vão gerar emprego para a população e, além disso, essa obra desempenha um papel fundamental na preservação ambiental, no fomento da saúde pública e no desenvolvimento sustentável do município”, destaca.
A preservação da água é ponto central da ETE, pois vai possibilitar a recuperação do córrego Pitangueiras e de trecho do Rio Mogi-Guaçú, que sempre receberam esgoto sem nenhum tratamento. Construída em uma extensa área de 73.224,31 m², a ETE de Pitangueiras está estrategicamente situada no quilômetro 362 da Rodovia Armando Sales de Oliveira (SP-322), com uma capacidade de tratar 130,42 litros de esgoto por segundo.
Possui Emissário Bruto, Estação Elevatória de Esgoto (EEE), Linha de Recalque, Travessia Aérea com método não destrutivo “MMD” e um Sistema de Tratamento de Efluentes por lagoas: lagoa anaeróbia, com dimensões de 60×60 e extensão de 3600,00m²; e lagoa facultativa 1, com dimensões de 162,15 x 85,27 d extensão de 13.826,53m².