O Museu Casa de Portinari, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, em Brodowski (SP), tem uma programação diversificada nos próximos dias.
Os destaques são uma peça de teatro que conta de forma lúdica a infância de Candido Portinari e a 11ª edição do #MuseumSelfieDay, que convida visitantes de museus do mundo inteiro a compartilharem suas impressões sobre as mostras visitadas.
Além disso, o projeto “Férias no Museu” continua a todo o vapor, com oficinas, jogos e muita arte na esplanada do museu. Confira, abaixo, a programação para os próximos dias.
Feira de Artesanato
Apoiar a economia criativa no município de Brodowski (SP) é uma das iniciativas do Museu Casa de Portinari. Para isso, a instituição promove feiras de artesanato aos finais de semana em sua esplanada, com grupos de artesãos locais que apresentam suas produções e técnicas em trabalhos manuais. A atividade gera renda, incentiva o empreendedorismo, contribui para a inclusão social e promoção da cidadania.
Dias 13, 14, 20 e 21 de janeiro (sábados e domingos)
Horário: das 10h às 16h
Gratuito
Oficina de Slime
Dentro da programação “Férias no Museu”, a criançada é chamada a colocar a mão na massa durante a Oficina de Slime. A atividade proporciona uma experiência sensorial divertida ao explorar texturas, cores, formas e personalização das peças.
Dia 13 de janeiro (sábado)
Horário: das 9h às 11h30 e das 13h30 às 16h
GratuitoTeatro “O cafezal, o Menino e o Céu Azul”
A apresentação teatral conta histórias de infância vividas por Candido Portinari em sua terra natal, Brodowski. É uma imersão às artes cênicas e plásticas por meio de uma obra afetuosa e lúdica, que promove a reflexão sobre questões humanas que permeiam o cotidiano de todos nós.
Dia 14 de janeiro (domingo)
Horário: 15h30
Local: Esplanada do Museu Casa de PortinariGratuito
Domingo com Arte e Ateliê ao Vivo
O Domingo com Arte é uma iniciativa do Museu Casa de Portinari que visa fomentar a cultura e o fazer artístico na região. A atividade reúne artistas do município de Brodowski e cidades vizinhas, além de grupos de artesanato da comunidade no segundo domingo de cada mês.
Para a edição de janeiro, a instituição contará com a participação da artista Elaine Colsera, com o Ateliê ao Vivo, na esplanada do museu.
Dia 14 de janeiro (domingo)
Horário: às 10h
Local: Esplanada do Museu Casa de Portinari
Gratuito
Domingo com Arte e Ateliê Virtual
Já a edição virtual do Domingo com Arte é com o artista Denis Anhezini, que desde pequeno é apaixonado pelas artes e pela natureza. Anhezini é formado em arte-educação, pós-graduado em história da arte e tem formação em pedagogia. Atualmente leciona na rede municipal de ensino de Jardinópolis (SP), sendo parceiro de longa data nas ações do Museu Casa de Portinari.
Dia 14 de janeiro (domingo)
Horário: às 14h
Local: Redes Sociais do Museu Casa de Portinari
Instagram: @museucadeportinariFacebook: /museucasadeportinari
#MuseumSelfieDay
Sucesso nas mídias sociais, a ação #MuseumSelfieDay chega a sua 11ª edição. Visitantes de museus de todo o mundo são convidados a postar uma selfie (os famosos autorretratos nas redes sociais) com a hashtag ao visitar as instituições.
O público pode acompanhar as publicações de selfies com curiosidades dos bastidores relacionadas ao acervo dos museus. O objetivo da ação é estimular o visitante a produzir as fotos e circular essas imagens nas redes sociais, sendo uma oportunidade de divulgar os espaços nas redes e mostrar ao público que os museus são divertidos, atraentes e conectados com as novas mídias.
Dia 17 de janeiro (quarta-feira)
Local: Mídias Sociais
Instagram: @museucadeportinariFacebook: /museucasadeportinari
Horário: das 9h às 20h
Férias no Museu – Oficina de Desenho
A oficina de desenho é uma das atividades que compõem a programação de Férias no Museu. Os educadores convidam os participantes para uma conversa sobre a importância do desenho na obra de Candido Portinari, como o “Retrato de Carlos Gomes” (1914), conhecida como a obra mais antiga do artista; e o “Retrato de Vera Velloso Borges” (1951), em exposição no Museu Casa de Portinari. Posteriormente, os participantes serão incentivados a produzirem desenhos livres em papel.
Dia 17 de janeiro (quarta-feira)
Horário: às 10h e às 15h
Local: esplanada do Museu Casa de Portinari
Além dessas atividades, o museu promove em sua esplanada, durante todo o mês de janeiro, diversas brincadeiras como pula corda, bola de meia, pião, bugalha, diabolô, bilboquê, bola de gude, quebra-cabeças, entre outras. Elas acontecem de terça a domingo das 10h às 16h. Confira a programação completa do Museu Casa de Portinari no site.
Museu Casa de Portinari
Inaugurado em 14 de março de 1970, em Brodowski, o Museu Casa de Portinari, instituição do Governo do Estado de São Paulo administrada pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo em parceria com a ACAM Portinari – Organização Social de Cultura, tem como edificação a antiga residência de Candido Portinari e representa a forte ligação do pintor com sua terra natal, origens e laços familiares.
É o local onde ele realizou suas primeiras experiências com pinturas murais e se aprofundou na técnica ao passar dos anos. Entre os ambientes que mais se destacam, estão o ateliê, com os objetos de trabalho do artista, e a “Capela da Nonna”, que Portinari pintou para sua avó.
Funcionamento: de terça-feira a domingo, das 9h às 18h; às quartas-feiras, o horário é estendido até às 20h.
Entrada: gratuitaEndereço: Praça Candido Portinari, nº 298 – Centro, em Brodowski (SP).
Informações: (16) 3664-4284YouTube: /casadeportinari
Instagram: @museucadeportinari
Facebook: /museucasadeportinari