Já está disponível à população a nova função do aplicativo Saúde Digital que permite ao usuário identificar o tempo de atendimento nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Ribeirão Preto. O sistema, integrado ao app, permite ao usuário verificar a quantidade de pessoas que aguardam consulta e de profissionais para atendimento.
Dessa forma é possível estimar, de acordo com o intervalo de tempo entre os atendimentos, o tempo estimado de espera. As três UPAs são a Doutor Luis Atílio Losi Viana (UPA Leste, avenida Treze de Maio nº 353, Jardim Paulistano), Nelson Mandela (UPA Norte, no Adelino Simioni, avenida General Euclides de Figueiredo nº 295 ) e Doutor João José Carneiro (UPA Oeste, no Sumarezinho, rua Teresina nº 678).
“Os profissionais das UPAs ficam responsáveis por alimentar esses dados de hora em hora. Tão logo eles insiram essas informações no sistema, já aparece no aplicativo o tempo de espera e a hora da última atualização”, explica Gustavo Zanon chefe da Divisão de Informática da secretaria municipal da Saúde.
Consultas – O aplicativo Saúde Digital vem passando por processo de aprimoramento e já inseriu no sistema todas as unidades de saúde de Ribeirão Preto. O app permite ao usuário agendar/remarcar/cancelar consultas das especialidades da atenção primária, clínica médica, enfermagem, ginecologia, odontologia e pediatria.
No total, são 40 unidades de saúde entre, Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (UFSs) inseridas no sistema habilitadas com a ferramenta tecnológica. Desde a sua criação, em 2022, via Saúde Digital já foram 126.791 vagas ofertadas e 84.354 agendadas. De novembro de 2023 até esta quarta-feira, 10 de janeiro, foram 30.917 vagas ofertadas. E um total de 27.454 agendamentos atendidos nas unidades de saúde.
Outras funcionalidades – As demais funcionalidades do “Saúde Digital” continuam ativas, como verificar estoque de medicamentos, vacinas aplicadas (no caso das vacinas contra covid-19, o registro é feito apenas no sistema Vacivida, do Estado), data e horário de consultas, faltas, verificar status de exames realizados e localizar a unidade de saúde mais próxima de sua residência.
Avaliação – Pelo app o usuário pode também avaliar todos os atendimentos que são realizados via sistema Hygia, seja na atenção básica, especializada ou nos prestadores (UPAs e hospitais parceiros da SMS). Para acessar o “Saúde Digital”, o paciente precisa ter em mãos o número do Cartão Nacional de Saúde .
Ou Cadastro de Pessoa Física (CPF), do Hygia e data de nascimento. Para o correto funcionamento do aplicativo é importante que os dados cadastrais do paciente estejam atualizados no sistema (principalmente, CPF e Unidade de Referência).