Desde que começou a funcionar, no final de novembro e até o final de dezembro do ano passado, o Ambulatório Médico de Especialidades (AME Ribeirão) realizou 1.148 consultas médicas e 297 exames e procedimentos. As portas do ambulatório abriram no último dia 27 de novembro, oferecendo aos moradores de Ribeirão Preto e região o atendimento nas especialidades de cardiologia, dermatologia, otorrinolaringologia, oftalmologia e urologia.
As instalações do Ambulatório foram custeadas 100% com recursos do município de Ribeirão Preto, na ordem R$ 45.312.605,61. Desde primeiro de outubro, o governo estadual assumiu administração do complexo hospitalar, e a gestão é feita pela Organização Social (OSS) – Fundação Santa Casa de Misericórdia de Franca.
Para realizar consultas e exames no AME é necessário encaminhamento médico, depois de passar por consulta em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) do seu município. Depois, é realizado pelo município o agendamento via Sistema de Regulação Ambulatorial do Estado de São Paulo (Siresp).
O administrador dos AMEs, Vilmar Medeiros, explica que a partir desde mês iniciará as cirurgias, e de dois em dois meses, gradativamente a evolução nos atendimentos, com previsão de conclusão de implantação de todas as especialidades em 18 meses. No total o AME oferecerá 26 especializes.
O novo equipamento médico comporta 25 consultórios, 40 salas de apoio e exames diagnósticos, quatro centros cirúrgicos com sala de recuperação para 15 camas e 5 poltronas, e será equipado com aparelhos médicos para a realização de mais de 30 tipos de exames, dos mais simples aos mais complexos, com alta tecnologia e rapidez. Foi construído em um terreno com mais de 17 mil metros quadrados, localizado entre a avenida Monteiro Lobato e a rua Visconde de Inhomirim, na Vila Virgínia.
Com mais de 7,9 mil metros quadrados de área construída, a estrutura do prédio conta com instalações hospitalares de primeiro mundo, equipamentos médicos de última geração e atenderá, aproximadamente, 1,5 milhão de pessoas de Ribeirão Preto e região.
Tem capacidade em realizar mais de sete mil consultas médicas e não médicas por mês, em torno de 89 mil por ano, cerca de 37 mil procedimentos diagnósticos (exames) por mês e 6,8 mil cirurgias em nove especialidades por ano. Quatro centros cirúrgicos atenderão as especialidades de cirurgia geral, dermatologia, cirurgia vascular, ortopedia, oftalmologia, mastologia e urologia.
A estrutura do AME tem ainda 22 salas para exames, sendo quatro salas para ultrassom, duas para endoscopia/broncoscopia, colonoscopia, uretrocistoscopia, urodinâmica, fobronasolaringoscopia, eletrocardiograma, ecocardiograma, mapa e holter, teste ergonômico, duas salas para exames oftalmológicos, eletroneuromiografia, eletroencefalografia, exames de otorrinolaringologia, sala baritada para tomografia computadorizada, com sala de apoio e comando, cintilografia e espirometria.
As especialidades médicas oferecidas serão: alergia/imunologia, anestesiologia, cardiologia adulto, cardiologia infantil, cirurgia de cabeça e pescoço, cirurgia geral, cirurgia pediátrica, cirurgia plástica, cirurgia vascular, dermatologia, endocrinologia adulto, endócrino GO, gastroenterologia, ginecologia, infectologia, nefrologia, neurologia, neurologia infantil, obstetrícia – médio risco, oftalmologia, ortopedia, otorrinolaringologia, pneumologia, Proctologia, reumatologia e urologia.