Duarte Nogueira
2023 chega ao fim tendo como marca um ano de grandes avanços para Ribeirão Preto. Estamos prestes a inaugurar um ano novinho e sabemos que também estamos prontos, porque fizemos deste ano que agora se finda um tempo de muito trabalho e entrega de obras finalizadas e serviços melhorados por toda a cidade. Quem acompanhou o nosso trabalho por meio da imprensa e das redes sociais sabe do que estou falando agora. Foram muitas as conquistas. E elas nos motivam a querer conquistar muito mais, melhorar sempre a cidade para que todos possam ter uma vida melhor.
Por sua grandiosidade, as obras do programa Ribeirão Mobilidade são as que saltam aos olhos de quem transita pelas ruas de Ribeirão Preto, em transporte próprio ou nos novos ônibus do transporte coletivo urbano. Já está comprovado que as obras entregues reduzem o tempo de trajeto e aumentam a segurança nas vias da cidade. No caso do transporte coletivo, os novos veículos trazem mais conforto, menos ruído e menos poluição, além de oferecer novos serviços, como tomadas para carregar bateria de celular e rede wifi dentro dos ônibus.
Pelo Ribeirão Mobilidade, concluímos o maior corredor estrutural da cidade, que é o Norte-Sul, com 21 quilômetros de extensão. Inauguramos o túnel José Bonifácio e o complexo viário Comendador Antônio Lopes Balau na avenida Brasil, um grande viaduto sobre a avenida Mogiana, zona Norte da cidade. Em cada obra concluída é visível a melhoria do tráfego de veículos, solucionando gargalos antigos nas vias movimentadas que levam aos inúmeros bairros de Ribeirão Preto. Ainda trabalhando no sistema viário, ao mesmo tempo em que construímos grandes obras de arte da engenharia, fazemos o recapeamento de vias pelos bairros da cidade, melhorando também o trânsito local de veículos.
E falamos sempre do Ribeirão Mobilidade pela importância das obras, que transformam todas as regiões de Ribeirão Preto, mas atuamos fortemente em outras áreas da cidade. Na educação, por exemplo, nosso plano de expansão prevê a entrega de 25 novas escolas até o final de 2024. Destas, já entregamos 15 e as demais estão com obras em andamento. O objetivo é zerar a fila de vagas no município.
Também cuidamos do conforto dos nossos alunos e professores, ao colocar ar condicionado em todas as salas de aula. Ainda aperfeiçoamos o currículo, passamos a oferecer mais aulas de inglês e ampliamos a carga horária para mitigar perdas do período da pandemia de covid-19.
Na área da saúde reformamos prédios e melhoramos o atendimento, mas nossa principal entrega foi o Ambulatório Regional de Especialidades (AME). O prédio foi entregue oficialmente ao governo do Estado na semana passada, que responde pela gestão e oferecimento dos serviços. Com o AME, que teve toda a obra custeada com recursos da prefeitura de Ribeirão Preto, nossa cidade também colabora com o atendimento regional de saúde em diversas especialidades, além de disponibilizar recursos específicos em um local centralizado.
Além destas, atuamos nas demais áreas da cidade, oferecendo mais facilidade às pessoas. Não exemplificamos todas porque o espaço é limitado, mas posso citar o êxito de nossa gestão na facilitação de contratação de pessoas, realizando um trabalho de aproximação entre empresários e trabalhadores, o que resultou em crescimento constante das oportunidades oferecidas, sempre com saldo maior que os de outras cidades similares.
E assim trabalhamos porque acreditamos que podemos todos os dias fazer uma cidade melhor, um local que ofereça soluções e boas práticas administrativas. Sempre com o foco no cidadão para que tenhamos pessoas felizes em uma cidade que funciona.