De janeiro a novembro deste ano, as vias municipais de Ribeirão Preto mantiveram a taxa de redução de 16,1% nos acidentes fatais de trânsito em relação ao mesmo período do ano anterior, conforme o Infosiga-SP (Sistema de Informações do Governo do Estado de São Paulo). Em 2022, na mesma época, houve 62 óbitos e, no acumulado de 2023 (11 meses), diminuiu para 52 fatalidades, o que representa dez vidas salvas.
Os números de mortes no trânsito nas ruas e avenidas da cidade também apresentaram uma queda entre os mais vulneráveis (pedestres, ciclistas e motociclistas), com um total de 40 fatalidades no acumulado de 2023, em comparação com as 56 ocorrências fatais no mesmo período do ano anterior, o que representa em 16 vidas salvas, equivalente a uma diminuição de 28,5%.
De janeiro a novembro de 2022, a categoria de vítimas mais vulneráveis representava 90,3% do total de óbitos registrados naquele período. Já no mesmo período deste ano, as vítimas mais vulneráveis representam 76,9% dos índices gerais de mortes no trânsito.
“Devemos continuar a utilizar as vias com responsabilidade, pois conforme o Infosiga, 94% dos acidentes de trânsito com mortes em nosso Estado são causados por falha humana. Orientamos que dirijam com cuidado e redobrem a atenção. Assim, continuaremos a diminuir os índices de fatalidades nas vias do município”, destaca o diretor-superintendente da RP Mobi, Marcelo Galli.
Números de acidentes fatais no trânsito
Janeiro a Novembro/2023
Pedestres: 15
Ciclistas/Bicicleta: 2
Motociclistas: 23
Motoristas/carro: 9
Motoristas/caminhão: 1
Não disponíveis: 2
Total: 52 registros