Tribuna Ribeirão
DestaquePolítica

Promulgada lei das calçadas permeabilizadas 

O presidente da Câmara Municipal de Ribeirão Preto, Franco Ferro (PRTB), promulgou a lei que institui a obrigatoriedade de utilização de materiais que permitam a permeabilidade no solo quando da construção e reforma das calçadas e passeios de praças e próprios públicos na cidade. A promulgação foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM) de segunda-feira, 18 de dezembro. 

De autoria do vereador Elizeu Rocha (PP), a proposta foi aprovada pelos vereadores, mas vetada pelo prefeito Duarte Nogueira (PSDB). Segundo o autor da nova lei, ela é importante porque a falta de permeabilidade do solo aumenta o risco de alagamentos e enchentes e não permite a reposição dos aquíferos. 

A obrigatoriedade será restrita às construções ou reforma de calçadas ou passeios de praças e próprios públicos que forem custeados pela iniciativa privada. Ou seja, nos casos de contrapartidas estabelecidas nos contratos assinados entre a administração municipal e as empresas vencedoras de licitações para obras na cidade.  

No veto a prefeitura argumentou que em que pese a boa intenção do “nobre edil”, a proposição é inconstitucional e fere a Reserva de Administração, pois provoca consequências diretas nas condições das avenças contratuais a serem celebradas pelo Poder Executivo.   

Com a promulgação da lei pela Câmara, o assunto poderá ser judicializado, caso a prefeitura impetre uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ/SP). 

 

 

Postagens relacionadas

A Ribeirão de ontem e a de hoje

William Teodoro

Rua Arnaldo Victaliano terá novo trecho interditado nesta segunda (23)

Redação 2

PM Ambiental aplica R$ 2,2 milhões em multas durante Operação Dia Mundial da Água

Luque

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com