Em seu último concerto do ano, a USP Filarmônica fará uma apresentação especial com apoio da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade de São Paulo, que fará a entrega dos prêmios aos estudantes de graduação do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP-USP). O concerto acontece nesta quarta-feira, 20 de dezembro, às 20 horas, no Theatro Pedro II, com entrada gratuita.
A noite contemplará as seguintes entregas de premiações “Prêmio Caio Pagano” – mérito de interpretação/educação como solista da orquestra para o pianista Christian Yuki Yokosawa; “Prêmio Régis Duprat” – mérito de pesquisa acadêmica para Pedro Luca Finotti; e “Prêmio Ricardo Lobo Kubala” – mérito em música de câmara, para os percussionistas Matheus Luís de Andrade, Gabrielly Negrini Arcilla Oliveira, Caio Pamio Portezan e Nathan Henrique Bortolato.
Em seu 187° concerto, a orquestra será regida pelo maestro Rubens Russomanno Ricciardi, com participações do pianista solista Christian Yuki Yokosawa – um dos premiados da noite –, da soprano solista Gabriela Vian, e da mezzo-soprano Ester Sonievski.
Espetáculo será “in memoriam” do professor John Campbell McNamara, titular do Departamento de Biologia e vice-diretor da FFCLRP-USP. Ele morreu em 8 de dezembro,aos 70 anos. Natural da Nova Zelândia, o professor McNamara chegou ao Brasil em 1977 e estava há 34 anos no Departamento de Biologia da FFCLRP.
Neste repertório, a USP Filarmônica traz as obras “Abertura da ópera Le nozze di Figaro”, de Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791), “Stille Nacht, heilige Nacht (Noite Feliz)”, de Conrad Franz Xaver Gruber (1787-1853) e “Concerto nº 3 para piano e orquestra em dó menor”, com seus três movimentos, de Ludwig van Beethoven (1770-1827).
Este será o 187º Concerto da USP Filarmônica pela Série de Concertos USP, uma realização do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da USP (DM-FFCLRP-USP), em conjunto com os Grupos Coordenadores de Cultura e Extensão Universitária dos campi da USP de Ribeirão Preto e São Carlos.
É uma parceria com a prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e Turismo de Ribeirão Preto e da Fundação Dom Pedro II.
Como sempre nos concertos da USP Filarmônica, a orquestra recebe o público de forma livre e gratuita, sem necessidade de retirar ingressos.
USP Filarmônica – Fundada em 2011, a USP Filarmônica é formada exclusivamente por estudantes de graduação em seus quadros de bolsistas, cumprindo as atividades de ensino, pesquisa e extensão da universidade pública, e atuando também com professores, funcionários, ex-estudantes egressos do Curso de Música da USP em Ribeirão Preto e demais artistas convidados.
Rubens Russomanno Ricciardi (maestro principal) e José Gustavo Julião Camargo (maestro assistente) atuam na Direção Artística, buscando a inovação dos repertórios com reconstrução de memória e exercícios de contemporaneidade, num contraponto entre antigo e novo, clássico e experimental, regional e cosmopolita.
Além dos clássicos, a USP Filarmônica se dedica à música brasileira de todos os tempos, em conjunto com as pesquisas do NAP-CIPEM do Departamento de Música da FFCLRP-USP. Apresenta-se regularmente em suas sedes em Ribeirão Preto e São Carlos, e todos os concertos e récitas de óperas são gratuitos e abertos ao público.
Rubens Russomanno Ricciardi – Graduado pela ECA-USP, em São Paulo, com especialização pela Universidade Humboldt, em Berlim Oriental, já foi professor titular da ECA-USP e hoje é professor titular da FFCLRP-USP, bem como orientador credenciado na Pós-Graduação da EACH-USP.
É fundador do curso de Música pela USP em Ribeirão Preto (com seu pioneiro bacharelado em Viola Caipira), bem como fundou e dirige o Ensemble Mentemanuque, a USP Filarmônica, o Napi-Cipem e o Projeto USP Música Criança.
Christian Yuki Yokosawa (solista de piano) – Formando-se, agora, bacharel em piano, sob orientação de Fernando Crespo Corvisier, já participou ativamente de masterclasses, entre outros, com Luca Chiantore, Caio Pagano, Olga Kopylova, Fábio Martino e Eduardo Monteiro.
Foi bolsista do Festival de Inverno de Campos do Jordão (2022) e do Encontro Internacional de Pianistas de Piracicaba (2021), bem como venceu o prêmio “Caio Pagano” pelo Departamento de Música da FFCLRP-USP (2023), apresentando-se agora como solista da USP Filarmônica.
O Theatro Pedro II informa que não é permitido crianças menores de 12 anos na fila A dos setores balcão nobre e balcão simples, por determinação do Ministério Público de São Paulo (MPSP), devido a altura do guarda corpo, segundo consta no site da Fundação Dom PedroII.
Não será permitida a entrada após o início do espetáculo. Para melhor conservação do Theatro Pedro II é proibido o consumo de bebidas e alimentos dentro das salas de espetáculos. Fica na rua Álvares Cabral nº 370, no Quarteirão Paulista, Centro Histórico de Ribeirão Preto. O local tem capacidade para 1.588 pessoas, mas parte foi interditada por segurança.
Atualmente conta com 1.200 lugares. O telefone para mais informações é (16) 3977-8111. Ou acesse www.theatropedro2.com.br. O espetáculo não é recomendado para menores de 12 anos por causa do horário, mas podem entrar acompanhados. O espaço é o terceiro maior teatro de ópera do Brasil. O uso de máscara é opcional.
Serviço
Série: “187º Concerto USP”
Com: USP Filarmônica
Regência: maestro Rubens Russomanno Ricciardi
Solistas: Christian Yuki Yokosawa (piano), Gabriela Vian (soprano) e Ester Sonievski. (mezzo-soprano)
Quando: quarta-feira, 20 de dezembro
Horário: às 20 horas
Local: Theatro Pedro II
Endereço: rua Álvares Cabral nº 370, Centro Histórico
Acesso: gratuito
Capacidade: 1.200 pessoas
Informações: (16) 3977-8111 ou
www.theatropedro2.com.br