A Prefeitura de Ribeirão Preto inaugura nesta quarta-feira, 20 de dezembro, o Complexo Viário “Comendador Antônio Lopes Balau”, formado pelo viaduto da avenida Brasil no cruzamento com a avenida Mogiana, na zona Norte, e pela rotatória construída no local.
As obras tiveram início em novembro de 2019, mas duas empresas abandonaram os serviços consecutivamente e o equipamento viário que deveria ter sido entregue no começo de 2021 só ficou pronto agora.
Com custo total de R$ 11.980.492,28, a obra foi retomada em maio deste ano, após da empresa Autem Engenharia Ltda, vencer a licitação para a retomada. Ela foi a terceira empresa a assumir a construção do viaduto.
Em setembro de 2022, a Prefeitura rescindiu o contrato com a Ramadam Engenharia e Empreendimentos Ltda., a segunda empresa a assumir a obra. A rescisão foi unilateral após a empresa não reiniciar os trabalhos, mesmo após cinco meses da escolha dela. A Ramadam tinha assumido os serviços após a prefeitura romper o contrato com a Contersolo Construtora, que também acabou dispensada após paralisar os serviços.
Além do viaduto, a obra incluiu a construção das rampas e alças de acesso à avenida Brasil e a iluminação do viaduto, além da construção de novas galerias de águas pluviais no entorno, para conter alagamentos em época de chuvas; o asfaltamento no entorno e o paisagismo, com instalação de 9.960m² de grama e plantio de 40 árvores.
Com dez metros de altura, sete pilares e 165 metros de extensão, o viaduto será fundamental para o corredor de ônibus Norte-Sul, beneficiando por dia, mais de 384 mil usuários do transporte público. O pontilhão, tem o dobro da largura, atingindo 15 metros. Ao todo, são 48 mil metros quadrados de pavimentação, 3,6 mil metros cúbicos de concreto e 350 toneladas de aço.
A obra beneficiará diretamente os bairros Ribeirão Verde, Jardim Aeroporto, Avelino Palma, Adelino Simioni, Heitor Rigon, Distrito Empresarial, Quintino Facci I e II, Tanquinho, Campos Elíseos, Vila Elisa e Vila Brasil.