Ribeirão Preto recebeu R$ 175 mil do Ministério de Desenvolvimento e Assistência Social por ter abrigado migrantes venezuelanos que deixaram a Venezuela em função da crise econômica e social que aquele país atravessa. Segundo dados oficiais, a cidade já recebeu 73 refugiados venezuelanos da etnia Warao.
De acordo com a Secretaria Municipal de Assistência Social de Ribeirão Preto (Semas) os recursos correspondem ao valor utilizado no atendimento destes migrantes entre os meses de março e setembro deste ano. Em fevereiro do ano passado, a prefeitura de Ribeirão Preto criou uma comissão para propor estratégias de atendimento para a população refugiada no município.
O foco principal são os venezuelanos. A entrada deles no Brasil tem aumentado em devido à crise econômica que A Venezuela enfrenta. A comissão foi criada por meio de resolução conjunta das secretarias de Justiça e de Assistência Social.
O objetivo da proposta é acompanhar os atendimentos realizados pelas equipes das secretarias municipais de Assistência Social, de Educação e de Saúde e promover o diálogo da Administração Municipal e as entidades da sociedade civil que atuam junto à população refugiada.
Além de Ribeirão Preto, também receberam repasses as cidades de Guatambu (SC), Ananindeua (PA), Mossoró (RN), Epitaciolândia (AC), Pinhalzinho (SC), Concórdia (SC), Rio Branco (AC), Campina Grande (PB), Itabuna (BA), Maceió (AL) e Cuiabá (MT), e os estados da Paraíba, Amazonas, Rio Grande do Norte e Tocantins.