Tribuna Ribeirão
Artigos

Neurociência da vida cotidiana (4): A vida secreta dos segredos 

José Aparecido Da Silva* 

A sabedoria existente sustenta que guardar segredos é pesado e cansativo. No entanto, estudos combinaram segredos com os tipos de eventos adversos que muitas vezes são mantidos em segredo. Assim não fica muito claro se o segredo é inerentemente esgotante ou se essas consequências variam com base no significado subjacente do segredo. Em geral, os segredos envolvem: a) manter propositalmente informações positivas ou negativas ocultadas de outras pessoas, b) os segredos pelos quais você se sente mal são “segredos negativos”. Os segredos com os quais você se sente bem são “segredos positivos”, c) o segredo negativo está muitas vezes ligado à vergonha. O segredo positivo geralmente está associado a boas notícias e felicidade, e d) o segredo negativo tem um efeito enervante (drenante); guardar segredos positivos pode ter um efeito energizante. Uma forma de entender este problema é examinar as consequências dos segredos positivos. Considerando esta dimensão, um estudo recente revela que manter boas notícias em segredo pode fazer com que as pessoas se sintam mais energizadas e vivas. O estudo de Slepian e colaboradores publicado no Journal of Personality and Social Psychology: Attitudes and Social Cognition (First published: November 13, 2023), em cinco experimentos, envolvendo um total de 2800 participantes com idade entre 18 e 78 anos indicam que os segredos positivos, ao contrário dos negativos ou embaraçosos, são muitas vezes guardados devido a desejos pessoas e não a pressões externas. 

Em contraste com resultados anteriores, os autores foram hábeis mostrarem que segredos positivos aumentam a sensação de energia, em relação a (a) conteúdo correspondente não-segredos positivos, (b) outras informações positivas desconhecidas e (c) outros tipos de segredos. É importante ressaltar que esses efeitos energizantes dos segredos positivos eram independentes do afeto positivo. Eles mostraram ainda que os segredos positivos são energizantes porque, em comparação com outros tipos de segredos, as pessoas mantêm por razões mais intrinsecamente do que extrinsecamente motivadas. Ou seja, esses segredos são mais livremente escolhidos, mais consistentes com valores pessoais e mais motivados por desejos internos (do que por desejos externos) ou pressões. Usando medidas e manipulações dessas motivações, os autores revelaram que um mecanismo ajuda a explicar o efeito energizante dos segredos positivos.  

Os presentes resultados oferecem novos insights sobre segredos, especificamente como as pessoas respondem aos eventos positivos da vida e às experiências subjetivas de vitalidade e energia. Os participantes que refletiram sobre os seus segredos positivos sentiram-se mais energizados, e aqueles que pretendiam partilhar as suas notícias mais tarde também relataram níveis de energia aumentados, independentemente do segredo. “Embora os segredos negativos sejam muito mais comuns do que os segredos positivos, algumas das ocasiões mais alegres da vida começam como segredos, incluindo propostas secretas de casamento, gravidez, presentes surpresa e notícias emocionantes”, disse o primeiro autor Michael Slepian, da Universidade de Columbia “Os segredos positivos que as pessoas escolhem guardar devem fazê-las sentir-se bem, e a emoção positiva é um conhecido preditor de sensação de energia.” Curiosamente, Slepian e colegas descobriram que guardar segredos positivos, mesmo que por um período muito curto, pode ser energizante. Além disso, manter um segredo positivo por toda a eternidade e nunca contar a ninguém pode ter efeitos energizantes prolongados. 

Uma das razões pelas quais os segredos positivos são energizantes é que eles nos fazem sentir bem. Outra razão, de acordo com Slepian e colegas, é que a motivação para manter um segredo positivo é geralmente intrínseca e dentro do locus de controle de alguém, enquanto manter segredos negativos é muitas vezes impulsionado por motivação extrínseca e fatores externos que são muito menos controláveis. “As pessoas às vezes não medem esforços para orquestrar a revelação de um segredo positivo para torná-lo ainda mais emocionante. Este tipo de surpresa pode ser intensamente agradável, mas a surpresa é a mais fugaz das nossas emoções”, disse Slepian. “Ter tempo extra – dias, semanas ou até mais – para imaginar a alegre surpresa no rosto de outra pessoa nos permite mais tempo com este momento emocionante, mesmo que apenas em nossas próprias mentes”, ele acrescenta.  

Na realidade, a vida secreta dos segredos ainda é um segredo psicológico a ser revelado. Talvez, Freud tenha tido razão. 

Professor Visitante da UnB-DF* 

 

Postagens relacionadas

Coronavírus – Parte XI: como reforçar as defesas do corpo (7)

Redação 1

Cérebro, Cognição e Comportamento (11)

Redação 1

Abuso de autoridade!

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com