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Mais de 90% vão comprar presente neste Natal

O Centro de Pesquisas do Varejo (CPV) projeta que 91% dos consumidores de Ribeirão Preto e região têm intenção de comprar algum presente neste Natal. Sobre a expectativa de vendas para a mais importante data do calendário do comércio, o CPV já tinha anunciado projeção de crescimento médio entre 7% e 10%, na comparação com o mesmo período de 2022, com o tíquete médio do presente variando entre R$ 200 e R$ 250, dependendo do produto. 
 
O CPV, mantido por Sindicato do Comércio Varejista (Sincovarp) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL RP),  também aponta que 78% dos consumidores locais/regionais pretendem realizar compras em lojas físicas e 54% pela internet, sendo que um meio não exclui o outro nessas preferências.  
 
“As compras online oferecem boas promoções e comodidade, no entanto, é grande o número de consumidores que ainda gostam de ir às lojas, conversar com os vendedores, ver de perto, tocar e experimentar os produtos. São hábitos tradicionais dos quais muitos não abrem mão”, analisa Diego Galli Alberto, pesquisador e coordenador do CPV. 
 
Os produtos campeões de vendas neste Natal devem ser roupas, calçados, acessórios, brinquedos, eletrônicos (em especial celulares e acessórios), perfumes e cosméticos, joias e bijuterias, e artigos esportivos, aponta a pesquisa do CPV.  
 
“As compras de fim de ano também acabam movimento outros segmentos da economia como bares, restaurantes, hotéis, cultura e entretenimento, uma vez que milhares de moradores de cidades da macrorregião vêm a Ribeirão Preto fazer compras, em busca de uma maior variedade de produtos e promoções, e ainda aproveitam para fazer um programa de lazer”, explica Galli Alberto.  
 
Em nível Brasil, levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas, mostra que na percepção de 55% dos consumidores, os preços dos presentes deste ano estão mais caros que do ano passado. Para 51% a decisão de compra é influenciada por preço, 39% por ofertas e promoções, 25% pelo valor do frete e 24% pelo prazo de entrega. 
 
Meios de pagamento – A pesquisa CNDL/SPC Brasil/Offerwise também aponta que as principais formas de pagamento das compras de Natal serão PIX (47%), cartão de crédito parcelado (44%), dinheiro (34%) e cartão de débito (31%). 48% dos consumidores pretendem parcelar as compras para ter condições de comprar todos os presentes. 41% afirmam que, mesmo tendo condições de pagar à vista, preferem pagar desta forma para garantir sobra de dinheiro no orçamento. 34% parcelam para poder comprar presentes melhores. 
 
Risco calculado – Outro levantamento da CNDL/SPC Brasil/Offerwise mostra que 33% dos consumidores que pretendem adquirir presentes de Natal possuem contas em atraso, sendo que 69% estão com o nome sujo. 24% costumam gastar mais do que podem nessa data e 9% pretendem deixar de pagar alguma conta para adquirir os presentes. 
 

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