Duarte Nogueira *
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As obras do programa Ribeirão Mobilidade já demonstram os primeiros resultados práticos e positivos no transporte coletivo urbano. Boas respostas que se multiplicarão com o caminhar das obras e a finalização dos trabalhos, no ano que vem, porque este a melhoria acontece apenas três meses após a reformulação do transporte coletivo. O que registra os benefícios é um levantamento preliminar da prefeitura, desenvolvido pela RP Mobi, gerenciadora da operação dos ônibus urbanos do município, sobre a ampliação no quadro de horários e melhor desempenho no deslocamento das linhas com a implantação dos corredores estruturais de ônibus na cidade.
No corredor Norte-Sul houve melhoria significativa que pode ser constatada no aumento de 44% no número de viagens diárias, mediante a implantação de duas novas linhas estruturais sob um incremento de 55 novos horários para atender, principalmente, moradores de bairros como Ribeirão Verde e Jardim Aeroporto em direção à região Sul (na região do RibeirãoShopping). Agora, são 180 viagens realizadas no geral, sendo que antes da adequação eram 125 partidas ao longo do dia. Maior número de partidas significa ônibus com lotação menor e maior conforto para os passageiros.
No corredor Oeste, composto por avenidas como a Dom Pedro I e a Luiz Galvão César, o trabalho também apontou melhorias, com acréscimo de 49,6% na quantidade de viagens diárias a partir da nova configuração da linha 903 – Oeste 1 (antes operada pela linha 808). Anteriormente, os quadros de horários eram limitados em 63 viagens, e com a reformulação, são 125 partidas executadas ao longo do dia, com a ampliação da oferta de ônibus e redução de intervalo entre os horários.
O levantamento também registrou ganho de alternativa em transporte público para moradores da região Norte acessarem a zona Sul por meio da criação da linha 902 – Norte-Sul 2, que registra 73 novos quadros de horários disponíveis para os usuários dos ônibus urbanos. Com essa nova opção os usuários podem embarcar na região da avenida Mogiana em uma faixa exclusiva de ônibus direto para o RibeirãoShopping. O mesmo trajeto também pode ser realizado no sentido oposto beneficiando a população destas duas regiões.
As novas faixas exclusivas para os ônibus do transporte coletivo já proporcionam viagens mais rápidas aos passageiros. Na avenida Dom Pedro I, que inaugurou o corredor no segundo semestre de 2022, ao comparar índices de tempo de percurso da linha 903 – Oeste 2, com a extinta linha 808 – Jardim Cristo Redentor, que faz o mesmo conceito de trajeto, observa-se uma melhoria em média de 10% quanto à conclusão do deslocamento do ônibus, considerando a ligação entre os bairros das regiões Oeste/Norte ao Centro.
Com os novos corredores, oferecemos mais rapidez e segurança nas viagens. Com a nova frota de ônibus o que é oferecido é maior conforto – ar condicionado, internet grátis, entrada USB para carregar celulares – e menor emissão de gases poluentes, em função do novo motor que equipa os veículos. Assim, cumprimos ao menos duas tarefas para melhorar a qualidade do transporte, mas olhando com atenção vamos perceber muito mais benefícios com o novo modelo de mobilidade coletiva.
Estou convicto que, com estas melhorias, a procura pelo transporte coletivo vai aumentar. Isso significa menos veículos com poucos passageiros nas ruas, trânsito mais calmo e seguro, poluição reduzida. E a nossa cidade vai ficando cada dia mais inteligente e sustentável, global e acolhedora.
* Prefeito de Ribeirão Preto