Tribuna Ribeirão
DestaqueEducação

MEC suspende autorização para 17 cursos à distância 

O Ministério da Educação (MEC) suspendeu os processos de autorização de novos cursos à distância de 17 áreas, entre elas: direito, medicina e todas as licenciaturas. O país teve uma explosão de cursos no ensino na modalidade EaD e o número de graduações ultrapassa a marca de 700% nos últimos nove anos.  

Embora os cursos sejam vistos como uma opção para alunos com faixa de renda mais baixa, a qualidade dos cursos é preocupante, principalmente no que se refere à formação dos professores. A Portaria foi publicada no dia 29 de novembro. 

A publicação foi feita após uma consulta pública realizada no mês de novembro pelo MEC e não afeta graduações que já estejam em andamento. Biomedicina, ciências da religião, direito, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, geologia, medicina, nutrição, oceanografia, odontologia, psicologia, saúde coletiva, terapia ocupacional e licenciaturas em qualquer área, com processos que já estavam em andamento, foram suspensos.  

O Ministério também suspendeu os pedidos de credenciamento de Institutos de Ensino Superior (IES) que desejam ter cursos a distância que não obtiveram nota igual ou superior a 4. A nota máxima dada pelo governo é 5. Cerca de 17% de todos os 8,2 milhões de estudantes matriculados em cursos superiores no Brasil estão fazendo uma graduação a distância.  

Segundo Dyogo Patriota, assessor jurídico da Associação Brasileira das Instituições Comunitárias de Educação Superior (Abruc), a medida adotada pelo Ministério da Educação é absolutamente proporcional e razoável. “Esses cursos foram capazes de precarizar a formação dos estudantes que não desenvolvem as habilidades profissionais necessárias e não se inserem no mercado”, afirma. 

10Na formação de professores, pesquisas mostram que a modalidade da distância tem maior evasão e que 70% dos alunos não realizam nem a quantidade mínima de horas de estágio obrigatório. Especialistas argumentam ainda que os professores, após a graduação, precisam dar aulas presenciais nas escolas e por isso é importante que sejam formados dessa maneira também. 

 

 

Postagens relacionadas

Hospital de RP realiza novo procedimento para retirada de tumores do trato digestivo

William Teodoro

Coleta seletiva segue suspensa em RP

Redação 2

Banco de Sangue de RP convoca mulheres  

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com