O Hospital das Clínicas (HC) reuniu, na manhã desta sexta-feira, 8 de dezembro, pacientes que foram transplantados na instituição. Cerca de 100 pessoas participaram do encontro de final de ano com as equipes médicas e de enfermagem que aconteceu no bloco didático da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo(FMRP/USP).
São histórias de sofrimento, medo, superação, alegria e gratidão. Entre os que participaram do evento está Edna da Conceição, a paciente de número 600 que recebeu fígado e um rim, em 18 de setembro deste ano. “Hoje estou aqui para dizer que é maravilhoso”, diz.
“A gente sabe que uma família perdeu um ente querido, mas me trouxe a segunda chance de felicidade porque hoje estou com minha família, meu esposo. Tenho muita gratidão por essa família e queria poder abraçar eles e dizer tanta coisa para eles”. A organização é da equipe de Transplantes de Órgãos Viscerais Multidisciplinares do Hospital das Clínicas
Até a última quinta-feira (7), o HC já havia realizado 610 transplantes, que começaram em 2001. A média, no período, varia entre 30 e 40 por ano. No ano passado, foram 37 e em 2021 o mesmo número. Para o professor Ajith Kumar, da Divisão da Cirurgia, o número poderia ser maior.
Para ele, bastaria “divulgar que transplante aumenta a sobrevida e melhora a qualidade de vida dos pacientes com cirrose, divulgar a necessidade e importância da cultura de doação e divulgar a importância de avisar os familiares de que deseja ser doador”.