Por: Adalberto Luque
A Polícia Civil apreendeu, no final da tarde desta quarta-feira (07), mais de 1,6 toneladas de maconha. A apreensão ocorreu em um sítio na área rural de Santo Antônio da Alegria, próximo à divisa com o estado de Minas Gerais.
Segundo o delegado Eduardo Martinez, responsável pela operação, a droga estava em local de difícil acesso e o grupo já vinha sendo investigado. Para o transporte da droga apreendida foi necessário o uso de várias caminhonetes. Uma grande parede com tijolos de maconha foi erguida na sede da Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes da Divisão Especial de Investigações Criminais (DISE/DEIC), no Centro de Ribeirão Preto, para onde a droga foi levada.
De acordo com o delegado Kleber Granja, diretor da DEIC, a apreensão é fruto de quatro meses de investigações. Ele explicou que os tijolos estavam em um rancho simples, dentro de barris enterrados. Granja informou que três locais foram monitorados até definir onde seria realizada a operação.
“Podemos ressaltar a dificuldade dessa operação, que é um local de difícil acesso, mata muito grande, margeada por um rio, onde os indivíduos conseguiram empreender fuga com a chegada da Polícia. Mas conseguimos apreender essa grande quantidade de drogas. Essa droga foi avaliada em R$ 3 milhões e, com certeza, foi mais um duro golpe dessa organização criminosa”, informou Martinez. Ninguém foi preso na operação.
Foi a maior apreensão de maconha feita na região de Ribeirão Preto em 2023. E uma das maiores na história da cidade. Desde agosto, entre ações da Polícia Civil, Militar e Federal, foram quase quatro toneladas de maconha apreendidas, contando com a maior de todas, feita em Santo Antônio da Alegria.
A Secretaria da Segurança Pública (SSP) confirmou que, após a pesagem, o total foi de 1,6 toneladas e maconha. As investigações prosseguem e o objetivo é prender o grupo que distribuiria essa droga nas cidades de Ribeirão Preto e Batatais.
2 toneladas
Esta foi a segunda grande apreensão de maconha na semana. Na segunda-feira (04), policiais militares apreenderam, no Jardim José Sampaio, zona Norte de Ribeirão Preto, 600 quilos de maconha, após denúncia anônima. Duas pessoas foram presas na operação.