Por: Adalberto Luque
Um homem em situação de rua foi preso, no final da tarde desta segunda-feira (04), depois de ameaçar agentes da Guarda Civil Metropolitana (GCM) que foram acionados para atender um suposto caso de falecimento. A confusão ocorreu na Praça XV de Novembro, Centro de Ribeirão Preto. A cena toda foi presenciada pelo repórter fotográfico do Tribuna Ribeirão, Max Gallão Mesquita.
O homem estava deitado em um dos bancos da praça e amigos suspeitaram que ele estivesse morto, inclusive chegaram a fazer respiração boca a boca. Uma mulher viu e acionou a GCM e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
De repente o homem se levantou irritado com a situação, justamente quando os GCMs se aproximavam para ver o que estaria acontecendo. Ele ameaçou o guarda metropolitano e saiu pelo calçadão alterado.
Os GCMs acompanharam, mas em dado momento ele se voltou agressivamente para os GCMs dizendo que iria agredi-los. Foi contido e algemado. Depois foi levado para a Central de Polícia Judiciária (CPJ), no Centro de Ribeirão Preto, para elaboração de ocorrência de ameaça.
Quando era conduzido para a CPJ, o homem disse aos GCMs que a pessoa que supostamente teria feito respiração boca a boca havia, na verdade, roubado seu dinheiro, mas nada disso foi comprovado. Cerca de 40 minutos depois que o homem foi levado, a viatura do SAMU chegou no local, mas foi informada do ocorrido e retornou à base.