Tribuna Ribeirão
DestaqueEducação

Região terá 14,7 mil alunos no Saresp 

Pela primeira vez, exame do 9º ano é dividido em duas datas e avalia o desempenho nas quatro áreas do conhecimento da etapa (Mastrangelo Reino/A2IMG)

A Secretaria Estadual da Educação (Seduc-SP) aplica nesta terça-feira, 5 de dezembro, a edição 2023 do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp). A expectativa é que 14,7 mil estudantes dos 2º, 5º e 9º anos do ensino fundamental da rede estadual na região de Ribeirão Preto participem dos exames.

O horário das provas é o mesmo em que os alunos estão matriculados nas escolas.  Neste ano, pela primeira vez, estudantes dos 9º anos terão o desempenho avaliado nas quatro áreas do conhecimento previsto no currículo da etapa: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas.

Por causa da ampliação do conteúdo, a Seduc-SP dividiu as provas do 9º ano em duas datas: no dia 5 é a vez das questões de Linguagens e Ciências da Natureza; já no dia 6, os estudantes respondem aos itens de Matemática e Ciências Humanas.

Outra novidade para o 9º ano é o formato digital das provas. A aplicação pode ser no desktop, notebook ou tablet. Para o 2º e 5º do ensino fundamental seguem com os cadernos de questões impressos. A duração dos exames é de 3h30 (três horas e meia). Alunos com deficiência terão, ainda, o direito a permanecer uma hora a mais para a realização do Saresp.

O Saresp também é aberto às redes municipais e particulares. A adesão depende da manifestação prévia dessas instituições. Os resultados das provas, junto com os dados de fluxo escolar dos estudantes (taxas de aprovação, reprovação e abandono), compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação de São Paulo (Idesp).

O Idesp é divulgado todos os anos pela Seduc-SP e serve de termômetro para as políticas públicas e planejamento das unidades de ensino.  Além das mudanças para as classes do 9º ano, a edição de 2023 também ampliou a participação dos estudantes do ensino fundamental e médio.

Até a edição passada, o sistema era destinado apenas aos matriculados nos 2º, 3º, 5º e 9º anos do ensino fundamental e da 3ª série do médio. Neste ano, também fizeram as provas alunos dos 6º, 7º e 8º anos. A aplicação para esse grupo foi em novembro.

Já para o ensino médio, a secretaria instituiu o Provão Paulista Seriado, aberto às três séries do médio e finalizado nesta segunda-feira (4). Dessa forma, o contingente de participantes aumentou de 1,3 milhão, de 2022, para 2,7 milhões agora em 20023.

Postagens relacionadas

Ribeirão já soma 470.868 eleitores

William Teodoro

Noruega repassa mais de R$ 270 mi ao Fundo Amazônia

Redação 2

Jornalista brasileira consegue entrevista exclusiva com o criador da ‘Dança do Caixão’

Redação

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com