Tribuna Ribeirão
DestaqueEducação

Região terá 14,7 mil alunos no Saresp 

Pela primeira vez, exame do 9º ano é dividido em duas datas e avalia o desempenho nas quatro áreas do conhecimento da etapa (Mastrangelo Reino/A2IMG)

A Secretaria Estadual da Educação (Seduc-SP) aplica nesta terça-feira, 5 de dezembro, a edição 2023 do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp). A expectativa é que 14,7 mil estudantes dos 2º, 5º e 9º anos do ensino fundamental da rede estadual na região de Ribeirão Preto participem dos exames.

O horário das provas é o mesmo em que os alunos estão matriculados nas escolas.  Neste ano, pela primeira vez, estudantes dos 9º anos terão o desempenho avaliado nas quatro áreas do conhecimento previsto no currículo da etapa: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas.

Por causa da ampliação do conteúdo, a Seduc-SP dividiu as provas do 9º ano em duas datas: no dia 5 é a vez das questões de Linguagens e Ciências da Natureza; já no dia 6, os estudantes respondem aos itens de Matemática e Ciências Humanas.

Outra novidade para o 9º ano é o formato digital das provas. A aplicação pode ser no desktop, notebook ou tablet. Para o 2º e 5º do ensino fundamental seguem com os cadernos de questões impressos. A duração dos exames é de 3h30 (três horas e meia). Alunos com deficiência terão, ainda, o direito a permanecer uma hora a mais para a realização do Saresp.

O Saresp também é aberto às redes municipais e particulares. A adesão depende da manifestação prévia dessas instituições. Os resultados das provas, junto com os dados de fluxo escolar dos estudantes (taxas de aprovação, reprovação e abandono), compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação de São Paulo (Idesp).

O Idesp é divulgado todos os anos pela Seduc-SP e serve de termômetro para as políticas públicas e planejamento das unidades de ensino.  Além das mudanças para as classes do 9º ano, a edição de 2023 também ampliou a participação dos estudantes do ensino fundamental e médio.

Até a edição passada, o sistema era destinado apenas aos matriculados nos 2º, 3º, 5º e 9º anos do ensino fundamental e da 3ª série do médio. Neste ano, também fizeram as provas alunos dos 6º, 7º e 8º anos. A aplicação para esse grupo foi em novembro.

Já para o ensino médio, a secretaria instituiu o Provão Paulista Seriado, aberto às três séries do médio e finalizado nesta segunda-feira (4). Dessa forma, o contingente de participantes aumentou de 1,3 milhão, de 2022, para 2,7 milhões agora em 20023.

Postagens relacionadas

MPSP fecha bar na região

Luque

Alunos do 3º ano vão receber incentivo financeiro para fazer Enem

Redação 2

Prefeito quer novo porto seco em RP

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com