Tribuna Ribeirão
Destaque

VÍDEOS – Rio de esgoto incomoda no Jardim Palmares

Esgoto vazando a céu aberto causa transtornos para moradores do bairro e pode causar danos ambientais em área onde há várias nascentes

Por: Adalberto Luque

Moradores do Jardim Palmares, zona Leste de Ribeirão Preto, estão reclamando do vazamento de esgoto que ocorre com frequência naquele bairro. O problema maior é na Rua Armando Sicci, a última do bairro, que faz divisa com uma área onde existem algumas nascentes e é considerado ponto de recarga do Aquífero Guarani, responsável pela água potável que abastece Ribeirão Preto.

Um morador gravou um vídeo mostrando o rio de esgoto que corre pelas ruas do bairro. Em sua denúncia, ele informa que a situação é frequente.

Ele também denuncia que várias reclamações foram feitas junto à Secretaria de Água e Esgoto de Ribeirão Preto (SAERP), mas até agora o problema não foi resolvido. Além do mau cheiro, os moradores convivem com aumento de baratas e outros insetos atraídos pelas condições precárias com o rio de esgotos correndo a céu aberto.

Por vários metros é possível notar que o rio passa por várias caixas de coleta e contenção, que estavam transbordando. Durante o dia, com o sol forte, o problema do cheiro se agrava ainda mais.

Esgoto segue empoçado por vários pontos da rua (Foto: Max Gallão Mesquita – Vídeos: redes sociais)

Segundo João Germano Marioti, o problema é antigo. “O local é uma área de preservação permanente. Tem várias nascentes, inclusive numa área atrás tem um brejo, alagado. Desde que o bairro foi implantado, apresenta problemas na estrutura de esgoto e de galerias pluviais. Antes de ser SAERP, o DAERP fez uma obra ali e eliminou uma estação de tratamento de bombeamento de esgoto, que tinha na Rua Armando Sicci e fez uma tubulação para jogar na estação elevatória que vai para o Caiçara, perto da entrada do Cândido Portinari. Porém a obra piorou. Foi mal elaborada, dá pra ver que foi mal feita. Não pode chover um pouquinho que o vazamento é grande”, explica Marioti.

A SAERP foi procurada e se manifestou através de nota. “A Saerp informa que já foi realizada manutenção no sistema de esgotamento sanitário do Jardim Palmares, normalizando a situação.” A reportagem do Tribuna esteve no local na manhã desta sexta-feira (1) e, apesar de não haver esgoto correndo, ainda há muito mau cheiro e poças de água suja paradas por vários pontos da Rua Armando Sicci.

Postagens relacionadas

VÍDEOS – Incêndio em apartamento causa morte em Sertãozinho

Luque

Serrana e Jardinópolis: efeitos distintos da vacinação

Redação 1

PEC do fim da escala 6×1 atinge assinaturas necessárias para ser protocolada na Câmara

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com