A cidade de Pardinho, com sua atmosfera acolhedora e paisagens deslumbrantes, é um paraíso no centro-oeste do estado de São Paulo. Seja para explorar as maravilhas naturais, imergir na cultura caipira, conhecer a sua rica herança cultural ou simplesmente relaxar na tranquilidade do campo, oferecendo uma experiência memorável que combina aventura e autenticidade. Para quem deseja conhecer a cultura local, abriga também o primeiro Centro Cultural da América latina de construção sustentável e possui a Reserva Técnica do Acervo do Tião Carreiro, ícone da música de raiz, concedendo a cidade a denominação de “Capital da Música Raiz”.
Já opções de hospedagem variam desde hotéis fazendas com uma experiência rústica, atividades relacionadas à vida rural, como passeio a cavalo e contato com animais silvestres, assim também como as pousadas de ecoturismo com pacotes que incluem passeios pela natureza, chalés, acampamentos e casas para alugar.
Pardinho é beneficiado por uma beleza exuberante, vistas panorâmicas de tirar o fôlego, e para quem é adepto ao turismo de aventura, a Tirolesa do Gigante tem 800 metros, divididos em três lances, com uma vista incrível para o “Gigante Adormecido’ e uma panorâmica maravilhosa da Cuesta, cartão postal da região, com trilhas em plena mata, dentro de propriedades rurais e opções de passeio de quadriciclo e pau de arara.
A gastronomia também carrega prestígio. Pratos típicos da culinária caipira, como galinha caipira, feijão tropeiro, torresmo, são destaque nos restaurantes locais, outra opção são os queijos premiados produzidos localmente e cafés especiais. Experimentar esses sabores tradicionais é essencial ao visitante.
Pardinho
Com pouco mais de seis mil habitantes, Pardinho desperta seu potencial turístico revelando, a pouco mais de dois anos, seus atrativos. Com 70% de seu território em região de Área de Preservação Permanente preserva suas belezas naturais, localizada na escarpa da Cuesta a 1032 m de altitude confere vistas panorâmicas de tirar o fôlego tanto dos radicais aventureiros como de amantes da meditação.
Importante área de recarga do aquífero Guarani com cerca de 250 nascentes e mais de 211 espécies de pássaros catalogadas tem sua fauna e flora presente no cotidiano. Tradicionalista e rural preserva a cultura caipira com um tom só seu vivenciado nos famosos eventos: Cavalgada do Ferreirinha, Fesmurp, Encontro de Cururueiros entre outros. De olho no futuro busca construir uma relação ecológica, sustentável, empreendedora e solidária com o meio ambiente e o turista garantindo um lazer saudável e preservando suas características de cidade do interior.
Monumento ao Ferreirinha: Expoente da cultura caipira, a cidade presta tributo, logo na entrada, com um monumento à música raiz caipira pela moda de viola: Ferreirinha, que foi um homem rústico, amansador de burros e cavalos xucros para a lida, famoso laçador e destemido nas empreitadas, mas que teve uma morte trágica e sua história imortalizada nesta moda de viola, regravada por dezenas de duplas tornando-se o maior fenômeno da música raiz caipira por ter gerado 30 outras músicas derivadas, sagradamente presente nos eventos tradicionais locais. De autoria do famoso Carreirinho que também conquistou fama e glória elevando o nome de Pardinho, Brasil a fora.
Passeios pelo Gigante: O atrativo conduz de buggy o turista a apreciar exuberantes paisagens rurais, vista panorâmicas, cachoeiras e peculiaridades da vida na Cuesta de Pardinho
Centro Max Feffer de Cultura e Sustentabilidade – Primeiro centro cultural da América latina de construção sustentável. Premiado. Espaço público que tem sua gestão terceirizada realizada pelo Instituto Jatobás. Um espaço conhecido pela construção verde ecológica com sua arrojada arquitetura de bambu, materiais de demolição e recicláveis destinados a promover e ampliar a reflexões e ações sobre sustentabilidade.