Tribuna Ribeirão
DestaqueEconomiaPolítica

Distrito Empresarial em expansão em RP

Desde a inauguração da primeira etapa do Distrito Empresarial Luiz Roberto Jábali em Ribeirão Preto, em 27 setembro de 2006, não cessa o interesse de empresas se instalarem no local. Segundo dados da Secretaria Municipal de Inovação e Desenvolvimento, atualmente 270 empresas possuem áreas no local. 

Desde total, segundo números divulgados pela Associação de Desenvolvimento do Distrito Empresarial de Ribeirão Preto (Adderi), 68 empresas já estão em plena atividade no local. De acordo a Associação, atualmente dez estão construindo no Distrito. Entre os setores em expansão estão desde centro de distribuição de materiais para construção até as de importação e exportação. A estimativa é que cerca de cinco mil pessoas trabalhem nas empresas. 

O Tribuna Ribeirão teve acesso a estudos de impacto ambiental de grandes empresas que pretendem se instalar no local. Entretanto, os empresários preferiram não falar, neste momento, sobre o assunto e os valores que devem ser investidos. 

A mais recente expansão do Distrito foi entregue pelo prefeito Antônio Duarte Nogueira em 18 de julho de 2018. A etapa possui uma área de 605 mil metros quadrados que recebeu obras de infraestrutura, com quase seis quilômetros de pavimentação asfáltica, canalização do córrego do Simioni, entre outros benefícios.  

O valor mínimo do metro quadrado do terreno licitado naquela etapa foi de R$ 186,70. 

De acordo com a Secretaria Municipal de Inovação de Ribeirão Preto, o Distrito Empresarial é regido por vasta legislação. Existem mais de 20 leis e decretos que regulamentam o Distrito, que foi dividido em três etapas. Cada etapa possui seu próprio regramento e valor de lote fixado por lei com vistas ao incentivo empresarial.  

A pasta não informou o atual valor médio do metro quadrado de uma área no Distrito. Disse apenas, que a lei mais recente que fixou a regra de avaliação dos lotes é a Lei Complementar nº 2547 de 2012, que dispõe que o preço mínimo dos lotes é realizado por profissionais qualificados designados pela Prefeitura Municipal, à semelhança dos procedimentos análogos adotados para avaliação do preço de imóveis no Município de Ribeirão Preto, e sancionados pela Comissão Especial do Distrito Empresarial criada pelo Decreto nº 005, de 10 de janeiro de 2011. 

Os lotes são comercializados por meio de Concorrência Pública. A participação de empresas no Distrito Empresarial de Ribeirão Preto implica na adesão a um empreendimento integrado, criado para a geração de emprego e renda. Isso significa que cabe aos licitantes vencedores a obrigações de construção e implantar a operação de suas unidades produtivas em até 24 contados da data da aprovação do projeto de construção apresentado à Prefeitura Municipal. 

No texto enviado ao Tribuna Ribeirão, a Secretaria de Inovação informou que atualmente, está fiscalizando as empresas que não cumprem as obrigações e dando seguimento ao procedimento de rescisão contratual e retomada dos lotes. “Assim que finalizarmos esse procedimento, abriremos nova licitação e disponibilizaremos novos lotes à venda”, afirma. 

A criação do Distrito Empresarial levou em consideração sua posição estratégica. Localizado no entroncamento do Anel Viário Norte com a Rodovia Anhanguera tem infraestrutura adequada para todos os tipos de empresas, além de estar próximo ao aeroporto Leite Lopes.  

Apesar dos benefícios para o empreendedor, um dos problemas citados por empresários é a frequente queda na energia elétrica no local. Segundo Matheus Tancini Bazzan, presidente da Associação de Desenvolvimento do Distrito Empresarial de Ribeirão Preto (Adderi), o problema tem sido discutido com frequência com a superintendência da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL). A entidade foi criada em 2006 e tem como objetivo zelar pelo Distrito, melhorar a infraestrutura e trazer benefícios aos associados. Atualmente são 53 membros. 

“Já fizemos algumas reuniões com a superintendência da CPFL, inclusive a última foi semana passada. Fomos informados que irão tomar providências, pois deixamos um abaixo assinado com assinatura dos associados e uma notificação extrajudicial também, alegando insatisfação com a companhia”, afirma. 

A Associação tem investido em outras benfeitorias para o Distrito. Já foram instaladas câmeras do tipo “pega-placas” nas duas entradas do distrito, câmeras dentro do bairro, além da realização de operação tapa-buraco, assinatura de convênios com empresas de internet. 

Ribeirão abriu 232 empresas em setembro 

Dados da Secretaria Municipal de Inovação e Desenvolvimento revelou que Ribeirão Preto manteve saldo positivo na abertura de empresas com 232 registros no mês de outubro de 2023 e aumento de 0,39% em relação a setembro. 

Considerando cidades com população entre 500 mil e 1 milhão de habitantes, Ribeirão Preto é a terceira colocada do Brasil, ficando à frente de municípios como Sorocaba, São Bernardo do Campo e Guarulhos. 

Em relação aos setores econômicos, Serviços concentra a maioria das empresas ativas, com 32.532, representando 54,57% do total de empresas abertas no período, seguido de Comércio com 19.443 registros e 32,62%. Já o setor de Construção que assume a terceira colocação vem bem abaixo com 4.322 registros, o equivalente a 7,25% do total.   

Em análise ao porte, foi constatado no levantamento, que grande parte dos registros, em outubro, são de microempresas que somam 71,1% dos empreendimentos abertos. Já sobre a natureza jurídica, de todas as empresas abertas, 264 são de Sociedade Limitada e 12 são Sociedade Anônima.  Ribeirão Preto possui atualmente, 59.613 empresas abertas e o levantamento foi feito com base no Mapa de Empresas do Ministério da Fazenda. 

 

Postagens relacionadas

Governo economizará R$ 15 mi com compra direta de passagens aéreas

Redação 1

Regulamentação da reforma tributária prevê alíquota média de 26,5%

Redação 2

Baixa já chega a 30% no Banco de Sangue

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com