O ex-promotor de Justiça e professor de direito da Unesp de Franca, Antonio Alberto Machado, quer disputar a eleição a prefeito de Ribeirão Preto pelo Partido dos Trabalhadores. Nesta terça feria, 21 de novembro, ele entregou ao presidente do diretório da legenda em Ribeirão Preto, Jorge Marcos, ofício em que oficializou sua intenção. A eleição que elegerá o novo prefeito da cidade será realizada no dia 6 de outubro de 2024.
Antonio Alberto já disputou eleição para prefeito de Ribeirão Preto em 2020, quando teve 17.190 votos. Na eleição para deputado federal do ano passado, ele teve 16.047 votos. A intenção de disputar mais uma vez a prefeitura de Ribeirão Preto não garante automaticamente sua vaga, já que outros nomes ainda deverão tentar a indicação pelo Partido, como o advogado Ricardo Sobral que também oficializou sua intenção ao diretório do PT.
Além disso, como o PT formou uma Federação Partidária na eleição do ano passado, para presidente da República, em que Lula foi eleito, a disputa para prefeituras em todo pais, pelo PT, terá que ser feita pela mesma federação. Ou seja, deverá ser formada pelos partidos que a integram: PT, PCdoB e PV.
No caso de Ribeirão Preto ficou decidido pela Federação, que a “cabeça da chapa” será de alguém do PT. Antonio Alberto Machado justificou que está à disposição para trabalhar para combater as desigualdades sociais e a garantia das liberdades democráticas e dos direitos sociais.
Até o momento, a disputa para prefeito de Ribeirão Preto já tem oficialmente um pré-candidato. No dia 23 de outubro, o vereador Igor Oliveira (MDB) foi lançado pelo partido com pré-candidato a prefeito de Ribeirão Preto. O anúncio foi feito pelo presidente Nacional do MDB, o deputado federal Baleia Rossi, durante evento estadual da legenda realizado na cidade de São Paulo.