Por Jarbas Cunha – Especial Tribuna Ribeirão
Em clima de confraternização e boas negociações, o 35º Festuris – Feira Internacional do Turismo de Gramado encerrou suas atividades festivamente na noite de sábado (11). A estimativa é que tenham sido superados em R$ 400 milhões em negócios nos dois dias feira.
Os números do pré-evento já indicavam que aquela seria mesmo a maior edição de feira todos os 35 anos: crescimento de 23% em relação ao ano passado; 27 mil metros quadrados de área construída, com 400 estande e 2700 marcas reunidas; 15 mil participantes credenciados; 600 profissionais de comunicação, entre eles 26 jornalistas da imprensa internacional e mais de 100 hosted buyers procedentes do Uruguai, Argentina, Peru, Colômbia, México, Republica Dominicana, Estados Unidos, Portugal e Espanha.
“A cada ano a responsabilidade de entregar um evento com expositores e buyers de qualidade aumenta. Muitos participantes nos abordaram e, com carinho, disseram estar satisfeitos. Nós ficamos muito felizes por esses feedbacks”, explicita a fundadora e CEO do evento, Marta Rossi. A próxima edição acontecerá de 7 a 10 de novembro de 2024.
Miniaturas das fundadoras
Em todos os corredores do evento por onde passavam os diretores do evento eram surpreendidos com muitas homenagens pelos 35 anos da feira que é a maior e mais querida do Brasil. Uma das mais emocionantes foi a prestada pelo Parque Mini Mundo de Gramado – por iniciativa de sua diretora, Jussara Hoppner – transformando as empresárias Marta Rossi e Silvia Zorzanella (falecida em 2010) em miniaturas que serão eternizadas naquele parque temático.
O Mini Mundo também inaugurou – com o prestígio do governador carioca Cláudio Castro – uma nova réplica a enriquecer o seu acervo: a reprodução do prédio da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, conhecido como Palácio Pedro Ernesto.
Emoção marcou a solenidade de abertura
Não faltou emoção na solenidade de abertura, realizada na noite da quinta-feira (9) no Palácio dos Festivais de Gramado. O evento foi prestigiado pelos ministros do Turismo do Brasil, Celso Sabino, e do Uruguai, Tabaré Vieira. Também prestigiaram a solenidade, entre outras personalidades, o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, o prefeito de Gramado, Nestor Tissot, e o secretário estadual de Turismo, Luiz Fernando Rodriguez Jr.
A escolha como tema central de “Capital Humano: a Chave da Transformação” representa, segundo Marta, “uma filosofia de nossa empresa e que direciona todo o nosso trabalho”.
Nos discursos foi enaltecido o pioneirismo do Festuris dentro do setor de turismo brasileiro, um evento de muitas mãos que valoriza pessoas e destinos. Eduardo Zorzanello, CEO do Festuris, enalteceu e lembrou a mãe, Silvia Zorzanello, que fundou a feira, em 1989, ao lado da sócia Marta.
Na abertura houve apresentação da trupe do Natal Luz, regida pelo maestro Rodrigo Drecksler, com o hino nacional sendo interpretado pela cantora Milena Dailarosa, acompanhada pela Orquestra de Violões de Gramado e pelo acordeonista Felipe Moschem.
No encerramento, mais um momento de emoção: a música “O que é, o que é!”, de Gonzaguinha, foi interpretada pela Orquestra de Violões de Gramado, seguido do “Parabéns a Você”, do sopro de velinhas do bolo, acompanhado de Celina e Helena (netas de Marta) e Maria Eduarda (filha de Eduardo).
Houve, ainda, a entrega do troféu “Amigos do Festuris”, um reconhecimento a quem trabalha pelo turismo como atividade econômica importante. Foram entregues, ainda, os troféus “Embaixadores do Festuris” aos que se destacaram na promoção e atração de profissionais de turismo para o evento, sendo homenageados Luciano Teixeira e Luciano Bernardo.
Medalha de Mérito
Precedendo a abertura do Festuris, no dia 8, aconteceu na Câmara de Vereadores de Gramado a entrega da “Medalha de Mérito” da Academia Brasileira de Eventos e Turismo à Marta Rossi. Essa Academia, por meio de indicações de seu Colégio Acadêmico já outorgou medalhas do mérito para personalidades como o ministro Walfrido dos Mares Guia (2013) e o presidente Fernando Henrique Cardoso (2015).
Na mesma noite aconteceu a entrega do troféu Silvia Zorzanello à Jussara Yanez Leite, diretora da Personal Turismo. Também naquela sessão solene o Festuris recebeu uma moção de reconhecimento dos vereadores pela importância do evento no apoio ao desenvolvimento turístico da cidade.
Pousada Vovó Carolina
O enviado do Tribuna Ribeirão ficou hospedado na Pousada Vovó Carolina (de propriedade do casal Mariah-João Rossi), uma referência de conforto e hospitalidade da própria hotelaria gramadense.