Por: Adalberto Luque
Pessoas que circulam pela Avenida Francisco Junqueira têm notado um mal cheiro vindo do córrego Retiro Saudoso, que corta Ribeirão Preto da zona Sul até a zona Norte da cidade. Os relatos de mal cheiro ocorreram na tarde desta sexta-feira (17).
Pelo menos dois trechos do córrego foram apontados como locais onde o cheiro forte incomoda as pessoas que circulam por lá. Um deles é na Avenida Francisco Junqueira, debaixo do viaduto Profissionais da Saúde. O outro é na altura do número 2.300 da mesma avenida. De acordo com informações, o mal cheiro estaria sendo notado há uma semana.

Em um vídeo encaminhado para a Redação do Tribuna, o denunciante levanta a hipótese de que a água do córrego Retiro Saudoso que desagua no Rio Pardo pode ter contribuído com a mortandade de peixes registrada na última semana no maior rio da região de Ribeirão Preto.
A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), todavia, descarta essa possibilidade. A agência está ciente do mal cheiro exalado do córrego Retiro Saudoso e encaminhou nota a respeito.
“A Agência Ambiental de Ribeirão Preto informa que o mau cheiro é decorrente de lançamentos de esgotos nas galerias de águas pluviais que atingem o córrego Retiro do Saudoso. A baixa vazão do córrego e os lançamentos clandestinos causam o odor. Não há relação com a mortandade de peixes”, conclui a nota.
(Matéria atualizada às 18h00)