Depois do calorão, Ribeirão Preto entra em estado de alerta por causa da frente fria que deve chegar à região neste final de semana. A onda de calor histórica, com marcas extremas de temperatura em vários estados e que em Ribeirão Preto chegou a 41 graus Celsius, vai dar uma trégua.
Em Ribeirão Preto, os termômetros de rua chegaram a marcar 45ºC. O recorde do ano foi registrado em 26 de setembro e na terça-feira (14), quando a temperatura subiu para 41 graus. A sensação térmica chegou a 43 graus. No domingo (12) e na segunda-feira (13) estava em 40ºC.
Agora, a Defesa Civil do Estado alerta para a possibilidade de temporais na região, com direito a rajadas de vento, chuva de granizo, raios e trovoadas. No feriado de quarta-feira, Dia da Proclamação da República, o XV de Novembro, uma tempestade de terra invadiu Ribeirão Preto, uma prévia do que vem por aí no final de semana.
A poeira vermelha que estava acumulada devido ao calor subiu e causou sujeira e estragos. A estação do Aeroporto Estadual Doutor Leite Lopes, na Zona Norte, registrou rajadas de vento de 74 quilômetros por horas. Várias árvores caíram na cidade. Na rua Augusto Francisco Camelo, no Jardim José Sampaio, um ipê-branco tombou e bloqueou a via.
Houve queda de árvores sobre carros no Clube de Regatas, na Zona Leste, à margem do Rio Pardo, e em condomínio na avenida Costábile Romano, na Ribeirânia, também na Zona Leste. Outros pontos da cidade enfrentaram o mesmo problema, como a Vila Tibério.
Nuvens de pó e areia encobriram o Sol e o céu. O fenômeno, causado pela forte ventania que atingiu a região, assustou os moradores. A poeira avermelhada, como os solos da região, obrigou os moradores de edifícios mais altos a fecharem as janelas, apesar do calor intenso.
Na quarta-feira, Ribeirão Preto registrou temperatura máxima de 39 graus, segundo a Climatempo. De acordo com a Defesa Civil do Estado, não houve uma tempestade de areia em Ribeirão Preto, apenas chuva com vento. Pelo fato de a região ter como base o agronegócio e abrigar diversas áreas de plantio com terra vermelha, o vento espalhou o pó.
A formação de nuvens de areia é favorecida pela combinação de vento forte, baixa umidade do ar e calor. Durante a ventania, árvores e galhos caíram sobre carros e casas foram destelhadas em bairros da Zona Norte da cidade. O Corpo de Bombeiros atendeu várias ocorrências, mas não registrou feridos em decorrência do fenômeno.
A densa nuvem de poeira atingiu também cidades vizinhas, como Jardinópolis, Barrinha, Batatais e Brodowski. O fenômeno aconteceu na semana em que o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alertou para uma onda de extremo calor no Brasil, especialmente no Sudeste e no Centro-Oeste.
O Inmet também prevê temporais para a região nos próximos dias. Nuvens “cumulonimbus” estão se formando na região e podem provocar fortes pancadas de chuva, com raios e ventos fortes. A temperatura deve fiar até 10 graus abaixo da registrada nesta onda de calor.
Com a chuvarada, a expectativa é que a umidade relativa do ar melhor. Nesta semana, ficou abaixo de 20% em alguns períodos. O mínimo ideal é de 60%. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), umidade relativa do ar abaixo de 30% o município entra em estado de atenção e quando o índice é inferior a 20% a situação é de alerta. Abaixo de 12% já é considerado caso de emergência.
Segundo o Climatempo, estão previstos 62 milímetros de chuva em apenas quatro dias em Ribeirão Preto, entre esta sexta (17) e segunda-feira (20), feriado do Dia da Consciência Negra. Nesta quinta-feira (16), os termômetros marcaram mínimia de 22ºC e máxima de 40ºC, com umidade entre 14% e 52%, clima de deserto. Havia a possibilidade de cinco mm de chuva.
Nesta sexta-feira (17), os termômetros devem marcar entre 24ºC e 41 graus. A umidade relativa do ar fica entre 13% e 37%. São esperados cinco mm de chuva. O cenário no sábado, dia 18, é de temperatura mínima de 26ºC e máxima de 39ºC. A umidade varia de 18% a 49%, com possibilidade de doze mm de chuva.
Os temporais devem chegar com mais intensidade a partir de domingo (19) com a chegada da frente fria. Os termômetros podem marcar entre 24 graus e 31Cº. A umidade fica entre 48% e 76%. São esperados 25 milímetros de chuva. Para segunda-feira há previsão de 30 milímetros de chuva. A temperatura oscila entre 22ºC e 29ºC e a umidade varia de 44% a 77%.
Em caso de emergência, a prefeitura de Ribeirão Preto solicita que os moradores acionem imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo número de telefone 193, a Defesa Civil municipal pelo 199 e a Semas nos números 161, 0800-77 30 161 e WhatsApp (16) 3610-0687.
Quatro fotos
Foto Ter: Alfredo Risk
“Tempestade de terra” em Ribeirão Preto: ventos acima de 70 km por hora levantaram a poeira acumulada e o céu ficou avermelhado na cidade
Duas fotos Car 01 e 02: Babi Risk
Árvore caiu sobre carro em condomínio na Costábile Romano
Foto Que
Ipê-branco não suportou aos ventos de 74 km por hora e tombou no Jardim José Sampaio, na Zona Norte de Ribeirão Preto