Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

Corredor Norte-Sul de RP é inaugurado 

O eixo Norte-Sul vai atender usuários do transporte público de 20 bairros da cidade (Alfredo Risk)

A prefeitura de Ribeirão Preto entregou, na manhã desta terça-feira, 14 de novembro, o último trecho do corredor de ônibus Norte-Sul. O prefeito Duarte Nogueira (PSDB) frisa que a obra cumpriu o prazo estipulado em contrato. “A obra começou no dia 7 de novembro de 2022, e está sendo entregue religiosamente no cumprimento dos doze meses contratuais firmados com a empresa”, afirma. 
 
Todo o corredor Norte-Sul custou R$ 84.360.738,10 – são R$ 23.997.875,14 do trecho 1, mais R$ 40.500.141,80 dos trechos 2 e 3 e, por fim, R$ 19.862.721,16 do trecho 4. É o maior em extensão dentre os onze do Programa Ribeirão Mobilidade.   
 
Começa na avenida Antônia Mugnato Marincek, no Complexo Ribeirão Verde. Depois segue pelas avenidas Recife, Thomaz Alberto Whately, Brasil, Mogiana, Paschoal Innechi, Meira Júnior e Independência, chegando até o RibeirãoShopping. A obra inclui também a duplicação da Independência, entrando na Lygia Latuf, que passa em frente ao Novo Mercadão. 
 
Desce a Braz Olaia Acosta e segue para a avenida Coronel Fernando Ferreira Leite até entrar no terminal de ônibus do Ribeirão Shopping. Projetadas para aguentar o impacto de veículos pesados, como as demais pistas exclusivas para ônibus do Ribeirão Mobilidade, o quarto trecho inclui pavimentação com reforço na capacidade de suporte. 
 
O quarto trecho ainda inclui a construção de uma ciclovia de 340 metros na avenida Braz Olaia Acosta, entre Adolfo Mantovani e Caetano Mancuso. Ao todo, são nove quilômetros de ciclovias somente no corredor Norte-Sul. Já o total das obras do Programa Ribeirão Mobilidade soma 25 quilômetros de vias exclusivas para bicicletas. 
 
O eixo Norte-Sul vai atender usuários do transporte público de 20 bairros da cidade. Nos três trechos já entregues anteriormente, o corredor atende, por dia, mais de 384 mil usuários. “A cidade tem que funcionar para que as pessoas possam ser felizes, isso é uma cidade inteligente”, destaca o chefe do executivo. O quarto e último trecho da obra tem 2,6 quilômetros. 
 
Atende aos bairros Jardim João Rossi, Jardim Nova Aliança, Vila Ana Maria. “Entregamos oito corredores de ônibus, adequações viárias, pontes viadutos e o túnel. A cada oito meses, uma obra de mobilidade foi entregue para à população da nossa cidade”, diz o secretário de Obras Pedro Luiz Pegoraro. 
 
Ribeirão Mobilidade – Sobre o eixo Norte-Sul, são 21 quilômetros, 20 bairros atendidos, três rotatórias construídas, onze avenidas contempladas.  O Programa Ribeirão Mobilidade abrange 30 grandes obras de intervenção viária para melhorar o trânsito e o transporte público em toda a cidade.  
 
São onze corredores de ônibus, além de pontes, túneis, viadutos e 25 quilômetros de ciclovias. As faixas dos transporte coletivo somam 56 quilômetros e percorrem as principais vias da cidade, em todas as regiões. Juntos, eles beneficiarão mensalmente 3,5 milhões do transporte público de Ribeirão Preto. O Programa Ribeirão Mobilidade tem investimento superior a R$ 500 milhões. 

 

 
 
 
 
 

Postagens relacionadas

PM Ambiental realiza “Operação Dia Mundial da Água” na região

Luque

Guns N’ Roses confirma show em Ribeirão Preto em setembro

William Teodoro

Polícia Ambiental de Taquaritinga resgata onça parda atropelada em rodovia

Redação

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com