Tribuna Ribeirão
Artigos

Emoção (22): Depressão 

José Aparecido Da Silva* 

 O que é depressão? Todo mundo se sente triste ou deprimido às vezes, mas esses sentimentos geralmente passam com um pouco de tempo. A depressão (também chamada de transtorno depressivo maior ou depressão clínica) é diferente. Pode causar sintomas graves que afetam como você se sente, pensa e lida com as atividades diárias, como dormir, comer ou trabalhar. É uma doença que pode afetar qualquer pessoa — independentemente de idade, raça, renda, cultura ou educação. Pesquisas sugerem que fatores genéticos, biológicos, ambientais e psicológicos desempenham um papel na depressão. A depressão pode ocorrer com outros transtornos mentais e outras doenças, como diabetes, câncer, doenças cardíacas e dores crônicas. A depressão pode piorar essas condições e vice-versa. Às vezes, os medicamentos tomados para essas doenças causam efeitos colaterais que contribuem para os sintomas de depressão. Duas formas comuns de depressão são: A depressão maior, que inclui sintomas de depressão na maioria das vezes por pelo menos 2 semanas que normalmente interferem na capacidade de trabalhar, dormir, estudar e comer. E o transtorno depressivo persistente (distimia), que geralmente inclui sintomas menos graves de depressão que duram muito mais tempo, geralmente por pelo menos 2 anos. Outras formas de depressão incluem:  A depressão Perinatal, que ocorre quando uma mulher sofre de depressão maior durante a gravidez ou após o parto (depressão pós-parto). O transtorno afetivo sazonal, que vem e vai com as estações, geralmente começando no final do outono e início do inverno e desaparecendo durante a primavera e o verão. A depressão com sintomas de psicose, que é uma forma grave de depressão em que uma pessoa apresenta sintomas de psicose, como delírios (perturbadores, falsas crenças fixas) ou alucinações (ouvir ou ver coisas que os outros não vêem ou ouvem). Ademais, os indivíduos diagnosticados com transtorno bipolar (anteriormente chamado de depressão maníaca ou doença maníaco-depressiva) também sofrem de depressão.  

Quais são os sinais e sintomas da depressão? Os sintomas comuns de depressão incluem:1) Humor triste, ansioso ou “vazio” persistente, 2) Sentimentos de desesperança ou pessimismo, 3) Sentimentos de irritabilidade, frustração ou inquietação, 4) Sentimentos de culpa, inutilidade ou desamparo, 5) Perda de interesse ou prazer em hobbies ou atividades, 6) Diminuição da energia, fadiga ou “desaceleração” , 7) Dificuldade de concentração, lembrança ou tomada de decisões, 8) Dificuldade em dormir, acordar cedo ou dormir demais, 9) Mudanças no apetite ou mudanças de peso não planejadas, 10) Dores ou dores, dores de cabeça, cãibras ou problemas digestivos sem causa física clara e que não melhoram mesmo com tratamento  e 11) Tentativas de suicídio ou pensamentos de morte ou suicídio. A depressão parece a mesma em todos?  A depressão pode afetar as pessoas de maneira diferente, dependendo da idade. As crianças com depressão podem ficar ansiosas, irritadas, fingir estar doentes, recusar-se a ir à escola, agarrar-se a um dos pais ou temer que um dos pais possa morrer. Crianças mais velhas e adolescentes com depressão podem ter problemas na escola, ficar de mau humor, se frustrar facilmente, ficar inquietos ou ter baixa auto-estima. Elas também podem ter outros transtornos, como ansiedade e transtornos alimentares, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade ou transtorno por uso de substâncias. Crianças mais velhas e adolescentes são mais propensas a experimentar sonolência excessiva (chamada hipersonia) e aumento do apetite (chamado hiperfagia).  

Na adolescência, as mulheres começam a sofrer de depressão com mais freqüência do que os homens, provavelmente devido aos fatores biológicos, do ciclo de vida e hormonais exclusivos das mulheres. Adultos mais jovens com depressão são mais propensos a serem irritáveis, queixam-se de ganho de peso e hipersonia e têm uma visão negativa da vida e do futuro. Elas geralmente têm outros transtornos, como transtorno de ansiedade generalizada, fobia social, transtorno do pânico e transtornos por uso de substâncias. Adultos de meia-idade com depressão podem ter mais episódios depressivos, diminuição da libido, insônia no meio da noite ou despertar pela manhã. Eles também podem relatar com mais freqüência sintomas gastrointestinais, como diarréia ou constipação. Os adultos mais velhos com depressão geralmente experimentam tristeza ou tristeza ou podem ter outros sintomas menos óbvios. Eles podem relatar uma falta de emoções em vez de um humor deprimido. Os adultos mais velhos também são mais propensos a ter outras condições médicas ou dor que podem causar ou contribuir para a depressão. Em casos graves, problemas de memória e pensamento (chamados pseudodemência) podem ser proeminentes. São as comorbidades. Devemos sempre preetar atenção a elas. 

Professor Sênior Visitante da UnB-DF* 

 

Postagens relacionadas

Democracia com fome

Redação 1

Ensino integral para melhorar o país  

Redação 2

Sindicatos: vitais para a democracia, essenciais para os trabalhadores 

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com