O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) iniciou uma campanha para a redução do consumo de material plástico em sua sede e nas demais 20 unidades regionais. Na região, conta com unidades em Araraquara, Ituverava e Ribeirão Preto.
Batizada de “100 anos, sem plástico” em referência às iniciativas relacionadas ao centenário da Corte, a ser comemorado no próximo ano, a ação pretende conscientizar servidores sobre o impacto desse tipo de resíduo no meio ambiente. O lançamento foi feito no dia 1º de novembro.
Até outubro deste ano, apenas na sede do tribunal, na cidade de São Paulo, foram usados cerca de 600 mil copos plásticos para água e café. No mesmo período, mais de 75 mil garrafas de água mineral também acabaram sendo inutilizadas.
A ideia da campanha é que os servidores, estagiários e colaboradores tenham seu próprio recipiente reutilizável. Por isso, a partir de dezembro, o TCESP não vai mais adquirir garrafas nem copos plásticos. Para os visitantes, serão disponibilizados copos feitos de material biodegradável.
“O plástico já corresponde a 85% do lixo que chega aos oceanos e a Organização das Nações Unidas estima que, até 2040, esse volume triplicará. São números impressionantes e cada um tem que fazer a sua parte. Nós faremos a nossa”, afirma o presidente do TCESP, Sidney Beraldo.
Especialistas apontam que resíduos plásticos chegam aos oceanos, afetando plânctons, corais, aves e mamíferos, que então sofrem com envenenamentos, fome e asfixia. As pessoas são contaminadas por micropartículas desses produtos não só quando respiram.
Também são contaminadas por meio do consumo de água, frutos do mar e até de sal comum, o que pode causar problemas hormonais, de desenvolvimento e reprodução e até câncer.