Após 20 anos de intervalo, Ribeirão Preto volta a sediar o Festival de Bandas e Fanfarras para diferentes formações musicais de rua. O Festival deve reunir cerca de 800 músicos na Avenida D Pedro I, em frente à Praça Pedro Biaggi no bairro Ipiranga, no domingo 19 de novembro, a partir das 9h, com 14 corporações musicais diferentes representando várias regiões do estado. As Bandas de Ribeirão, EMEF Eduardo Romualdo Machado, Prof. Alfeu Luiz Gasparini e a É Nóis entre outras cidades, estão confirmadas. A entrada é gratuita.
Um dos objetivos é retomar a tradição que faz parte da história de Ribeirão Preto, cidade que já contou com formações musicais de expressão nacional, como a Banda Marcial do Colégio Marista, Banda Marcial Sesi 301, Banda Marcial D. Luiz do Amaral Mouzinho, Banda Marcial do Otoniel Mota, Banda da Fundação Educandário, Banda Marcial Duque de Caxias, Banda Marcial Fênix, entre outras em diferentes épocas. Muitos músicos surgiram neste ambiente onde a disciplina, a dedicação e o companheirismo estão misturados à prática musical.
Durante o Festival, as bandas marciais e as fanfarras se posicionam na avenida e desfilam obrigatoriamente pelas marcações, marchando e executando uma peça. Posteriormente, alinham-se em frente ao palanque para tocar as obras programadas. Cada apresentação dura, em média, de 10 a 20 minutos cada corporação musical.
Transformação pela arte
O Instituto Lyra Musical de Ribeirão Preto organizador do Festival, através do Coordenador Maestro Givaldo O. Silva, da Banda Marcial Prof. Alfeu Luiz Gasparini, uma das mais destacadas de Ribeirão Preto, confirma a importância do evento: “O objetivo do Instituto Lyra Musical é resgatar essa tradição no município e as Corporações que estão paradas ou adormecidas. Nosso intuito é educacional, a gente transforma a vida desses alunos pelas artes”.
Para o ano que vem, pretendemos dar continuidade nesse Festival a II edição , e será realizada novamente em Ribeirão Preto, no ambiente natural das bandas e fanfarras: as ruas, com desfiles públicos.
“O Festival visa estimular a criação de bandas e fanfarras, promover o intercâmbio entre os integrantes mediante suas apresentações sadias, incentivar as corporações musicais ao aprimoramento de métodos e técnicas artísticas e contribuir para o desenvolvimento do espírito de corporação, autodisciplina e civismo”, assim como levar essa arte mais próximo a nossa comunidade local.
Oportunidade
O Festival ajuda a despertar o interesse da comunidade: “É uma oportunidade, após 20 anos, de retomar e fomentar cada vez mais o Festival das fanfarras e bandas. Tem muita gente envolvida com bandas e fanfarras. Esse evento é uma forma de aproximar a comunidade de Ribeirão Preto e atrair novos adeptos”, acrescenta.
Serviço – Festival de Bandas e Fanfarras de Ribeirão Preto
Quando: Domingo 19 de novembro às 09 horas.
Onde: Av. D. Pedro I, em frente a praça Pedro Biaggi no bairro Ipiranga.
Quanto: Gratuito
Classificação indicativa: Livre.
Realização: Instituto Lyra Musical de Ribeirão Preto.
Apoio: Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Secretaria Municipal da Educação, Secretaria da Infraestrutura, Secretária da Fiscalização Geral, RPMOBILE – Empresa de Mobilidade Urbana, GCM – Guarda Civil Metropolitana e a Polícia Militar do Estado de São Paulo .
Patrocínio: Secretaria de Cultura e Criativa do Estado de São Paulo, através da emenda parlamentar do deputado estadual Rafael Silva e do deputado federal Ricardo Silva.