Tribuna Ribeirão
DestaqueEsportes

São Paulo é listado como melhor clube formador do Brasil

Com cinco títulos mundiais, o Brasil é um dos países que mais forma atletas no mundo. Isso se deve, principalmente, à quantidade de crianças que almejam se tornar um jogador de futebol, mas também pelo trabalho de categorias de base desenvolvido por cada time ao longo dos anos. Em novo relatório, divulgado nesta quinta-feira, três clubes brasileiros aparecem entre os que mais desenvolvem talentos do mundo – dentre as 100 melhores bases. 

O levantamento é do CIES Football Observatory, que realiza o estudo anualmente. O Ajax lidera ranking, segundo os critérios avaliados pelo grupo, enquanto o São Paulo é o melhor brasileiro no ranking. Ele leva em consideração, para avaliar o trabalho desenvolvido em cada clube, a quantidade de jogadores formados, que continuam como profissionais, e o nível das competições disputadas pelas equipes. 

Já o nível de dificuldade de cada competição é medido por um centro de estudos, na Suíça. Para o levantamento, clubes formadores são aqueles nos quais os jogadores estiveram pelo menos três temporadas entre 15 e 21 anos. Além do São Paulo, que conta com 66 jogadores nesse quesito, Flamengo, Fluminense, Internacional, Palmeiras, Grêmio, Corinthians, Santos, Athletico-PR, Vasco e Cruzeiro são os outros brasileiros que aparecem no ranking. 

O número de jogadores contabiliza 48 ligas do mundo. Ou seja, o quesito avalia quantos atletas, revelados nas categorias de base de cada clube, continuam atuando em nível profissional. São elas: Argentina, Áustria, Belarus, Bélgica, Brasil, Bulgária, Chile, China, Colômbia, Croácia, Chipre, República Checa, Dinamarca, Equador, Inglaterra, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Israel, Itália, Japão, Coreia do Sul, México, Noruega, Paraguai, Peru, Polônia, Portugal, Catar, Romênia, Rússia, Arábia Saudita, Escócia, Sérvia, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Suécia, Suíça, Holanda, Turquia, Ucrânia, Emirados Árabes Unidos, Uruguai, Estados Unidos e Venezuela. 

No Brasil, o São Paulo também lidera como um clube que mantém seus atletas. 16 continuam atuando na equipe, mesmo após já terem se tornado profissionais. É o caso de Pablo Maia, Rodrigo Nestor, Beraldo, entre outros. Logo abaixo neste critério está o Palmeiras, com 13 atletas formados que permanecem em suas dependências. 

Real Madrid e Barcelona lideram formação nas cinco principais ligas europeias  

Na contagem total, levando em consideração as 48 ligas, o Ajax é o primeiro com 86 jogadores atuando profissionalmente. No entanto, o Real Madrid e o Barcelona são os times que tem mais atletas jogando nas cinco principais ligas (Inglaterra, Espanha, Alemanha. França e Itália). 

De acordo com o levantamento, são 44 jogadores formados nas categorias de base do Real Madrid que atualmente defendem clubes das principais divisões.  

O Barcelona teve 40 atletas registrados nesse estudo. O CIES contabilizou como formado em determinado clube quem treinou por lá por pelo menos três anos, entre os 15 e os 21 de idade. 

De acordo com esse estudo, um jogador formado na base do Real Madrid que está em ação nessas ligas hoje ficou em média sete anos no clube. No caso do Barcelona, foram oito anos. 

Do elenco atual do Real, pode-se mencionar o zagueiro Nacho Fernández, o lateral-esquerdo Fran García, o lateral-direito Carvajal e o ala Lucas Vázquez. No do Barcelona há mais exemplos de “crias da base”: o goleiro Iñaki Peña; o lateral-esquerdo Balde; o lateral-direito Sergi Roberto; o volante Oriol Romeu; os meias Fermín López, Pedri e Xavi; o atacante Lamine Yamal. 

Brasil não é o melhor da América do Sul  

Apesar de ser o pais com mais investimento em futebol do continente, o Brasil não é o que melhor tem formado jogadores. De acordo com o estudo, o time com mais atletas de base em atividade é o Defensor, do Uruguai. São 82 atletas atuando como profissionais. Os argentinos Boca Juniors e River Plate vem na sequência com 81 e 79, respectivamente.  

CONFIRA O NÚMERO DE ATLETAS FORMADO POR CADA CLUBE BRASILEIRO:

São Paulo – 66

Flamengo – 58

Fluminense – 52

Internacional – 50

Palmeiras – 50

Grêmio – 49

Corinthians – 47

Athletico-PR – 41

Santos – 41

Vasco – 35

Cruzeiro – 34 

Postagens relacionadas

Bruno Fratus conquista o ouro nos 50m livre na etapa de Canet do Mare Nostrum

Redação 1

Golpe do Pix tem nova modalidade com uso de informações sigilosas

William Teodoro

Parataekwondo: os brasileiros vão brigar por medalhas em Tóquio

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com