Tribuna Ribeirão
Artigos

Tributo a Manoel Penna

Rui Flávio Chúfalo Guião * 
[email protected] 
 
Manoel Penna nasceu em Areias, na porção paulista do Vale do Paraíba, no dia 16 de fevereiro de 1889, filho do fazendeiro José Joaquim Ferreira Penna e da professora primária Emília Silva Leme Penna. Foi o quarto filho do casal. 
 
Aos sete anos fica órfão de seus pais e éacolhido  por tios, que assumem a responsabilidade de criá-lo e a seus irmãos.A adolescência de Manoel Penna é vivida na frequência à escola e no trabalho no armazém do tio que o acolhe. 
 
Percebendo que o Vale do Paraíba já mostrava sinais de sua decadência, começa a alentar a ideia de vir para o  novo Eldorado paulista, a cidade de Ribeirão Preto. 
 
Usando todas as suas economias, suficientes para mantê-lo por trinta dias, Manoel Penna vem para nossa cidade e consegue uma entrevista com Antônio Diederichsen, que o contrata como auxiliar de balcão do Antigo Banco Construtor. Sua função  é manter a limpeza da loja e repor no estoque as mercadorias pegas pelos balconistas, assim chamados, à época, os vendedores. Trabalhador, ciente de suas responsabilidades, cheio de vontade de progredir, Manoel Penna inicia vitoriosa carreira, que chama a atenção de Diederichsen: balconista, chefe de balcão, gerente geral da loja, culminando com o convite para se tornar sócio de seu empregador. 
 
Embora Diederichsen tenha lhe delegado a gestão do empreendimento, nada faz ou decide sem antes colher a sua opinião. 
 
Desde cedo, abraça as causas assistenciais do seu amigo. Assim, torna-se tesoureiro da Santa Casa de Ribeirão Preto, cargo que exerce por mais de 30 anos e ocupa-se de atender às necessidades do Asilo Padre Euclides, conduzido pelo seu amigo Alfredo Porto, além de inúmeras benemerências que faz, sempre cercadas de sigilo. 
 
Com a morte de Diederichsen, em 1955, Manoel Penna torna-se titular da empresa e continua a sua obra, cumprindo as diretrizes de seu sócio: atender às necessidades dos clientes, aperfeiçoar a equipe e antecipar as tendências do mercado. 
 
Até quando a saúde permite, Manoel Penna é presença central na empresa, preparando seus sucessores, dando vida a seu lema: “A vida é uma transferência “. 
 
Aos 80 anos, faz uma viagem sentimental a Areias, onde revê os marcos de sua infância e juventude e, depois, transfere a gestão da empresa para seus netos. Sempre assistido por suas filhas Nice e Vera, netos e bisnetos, vive até seus provectos 101 anos, falecendo em 16 de agosto de 1990. 
 
Em sua homenagem, a cidade de Ribeirão Preto deu seu nome a um dos seus bairros. 
 
Manoel Penna foi meu grande mestre. Confirmou a importância da responsabilidade e da honestidade que aprendi em casa; iniciou-me na arte do comércio; plantou na minha cabeça a ideia de que atender às necessidades do cliente é a chave de qualquer empreendimento; deixou-me ver que, sem investir no desenvolvimento da equipe, não se vai longe; clareou o conceito de que a vida é uma eterna transferência e que é preciso estar preparado para ceder o bastão. Finalmente, deixou claro que todos estes conceitos só sobrevivem se tivermos uma família unida e feliz. 
 
Manoel Penna era pessoa afável, de fácil comunicação, um gentleman, sempre bem vestido, perfumado e de bom humor. Diariamente, dava expediente na Tesouraria da Santa Casa, das 8 às 10h, depois visitava o depósito central da empresa, assenhoreava-se do desempenho do dia anterior e dirigia-se para a sede, onde chupava suas duas laranjas seletas. De bem  com a vida, tinha sempre uma palavra de incentivo para as filhas, os netos e bisnetos. Permaneceu casado com Esther D’Ávila Penna por 54 anos. 
 
* Advogado, empresário, presidente do Conselho da Santa Emília Automóveis e secretário-geral da Academia Ribeirãopretana de Letras 

Postagens relacionadas

Moro incompetente, inclusive territorialmente

William Teodoro

Dia Mundial da Língua Materna 

William Teodoro

Olhos verdes não mentem

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com