Tribuna Ribeirão
DestaqueSaúde

Mamamóvel estará na Vila Virgínia nesta quarta-feira (25)

O Mamamóvel estará na Vila Virgínia com serviços coleta de citologia e com objetivo de conscientizar a população sobre a importância do acompanhamento regular como forma de prevenção ao câncer de mama e de colo de útero.

A ação faz parte da Campanha Outubro Rosa e tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do acompanhamento regular como forma de prevenção ao câncer de mama e de colo de útero

Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure.

A campanha visa compartilhar informações sobre o câncer de mama e, mais recentemente, câncer de colo do útero, promovendo a conscientização sobre as doenças, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade.

O câncer de mama é o tipo de câncer mais frequente na mulher brasileira. Nesta doença, ocorre um desenvolvimento anormal das células da mama, que se multiplicam repetidamente até formarem um tumor maligno.

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cirurgias Oncológicas, publicados no último ano, o câncer de colo do útero já o terceiro mais comum na população brasileira. A lentidão na manifestação de sintomas é uma de suas características mais alarmantes, já que geralmente, quando ocorre, indica que a doença está em estágio avançado.

Como a mulher pode perceber a doença?

O aparecimento de caroços no seio, acompanhados ou não de dor, pode ser um dos indicativos do câncer de mama mais fácil de ser percebido pela mulher. A pele da mama pode ficar parecida com uma casca de laranja e também podem aparecer pequenos caroços embaixo dos braços. Deve-se lembrar que nem todo caroço é um câncer de mama; por isso, é importante consultar um profissional de saúde.

No caso do câncer de colo do útero, por tratar-se de uma doença silenciosa, hábitos de rotina preventiva, consultas e realização de exames regulares são de extrema importância. Sintomas como sangramento vaginal irregular, corrimento vaginal com odor forte e coloração escura e dor pélvica podem ser indicativos da doença e merecem atenção e acompanhamento médico quando observados.

Como descobrir a doença mais cedo?

Toda mulher com 40 anos ou mais de idade deve procurar um ambulatório, centro ou posto de saúde para realizar o exame clínico das mamas anualmente. Antônio Carlos Maçonetto, presidente e fundador do hospital de Câncer de Ribeirão Preto, recomenda a realização anual do exame para mulheres a partir dos 50 anos. “O câncer pode se manifestar antes que os sintomas sejam aparentes ou identificados pelo paciente e por isso manter os exames em dia faz toda a diferença”, informa.

Para Maçonetto, o diagnóstico precoce da doença é o maior aliado para o seu tratamento. A mamografia é o principal exame para garantir a detecção precoce do câncer de mama, o fundador reforçou a importância das mulheres ficarem atentas a qualquer alteração suspeita na mama. “A prevenção reduz as chances do câncer de mama se manifestar, mas infelizmente nem sempre significa evitar completamente seu surgimento. Por isso, aliar prevenção à detecção precoce do câncer de mama é fundamental”, explica o presidente.

Profilaxias do câncer de colo do útero

O câncer de colo do útero pode ser diretamente relacionado à infecção pelo Papilomavírus Humano (HPV), responsável por mais de 90% dos casos. O contágio pelo HPV, que se dá pelo contato sexual, pode ser prevenido com o uso de preservativos durante as relações.

A vacinação contra o HPV pode ser encontrada nas redes pública e privada, e deve ser administrada entre nove e 14 anos, em meninas e meninos, isso porque o colo do útero pode ser apenas um dos pontos acometidos pelo vírus. A partir do contágio pelo HPV, o câncer pode se alastrar por áreas como ânus, vulva, vagina, pênis, orofaringe e colo de útero.

A conclusão do ciclo vacinal e a realização do exame preventivo, que leva o nome de Papanicolau, são ações que complementam a profilaxia desse tipo de câncer. Mesmo mulheres vacinadas devem realizar o exame de forma periódica, a partir dos 25 anos.

Sobre o Hospital de Câncer de Ribeirão Preto

Em atuação desde 1994, o hospital foi fundado para oferecer atendimento humanizado aos pacientes da Santa Casa diagnosticados com câncer. Atualmente a instituição assiste pessoas de 27 cidades da região e se mantém por meio de doações populares.

O Hospital de Câncer de Ribeirão Preto fica localizado na Rua João de Bortoli, n°200, Residencial Flórida, na cidade de Ribeirão Preto, SP. O funcionamento do local ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

Para mais informações, entre em contato pelo número (16) 3878-9700 ou pelo e-mail [email protected]

Postagens relacionadas

RP terá 22 vereadores em 2021

Redação 1

Sextas Sonoras traz Henrique Rosa & Banda Pó de Pemba com show Beijo da Pedra

Redação 2

Empresário é preso por fraude tributária

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com