Tribuna Ribeirão
DestaquePolícia

Por mês, mais de duas UBSs são furtadas em Ribeirão  

Unidade Básica de Saúde do bairro Adão do Carmo, na zona Oeste, já foi furtada cinco vezes (Alfredo Risk)

Levantamento da Secretaria Municipal de Saúde de Ribeirão Preto, feito a pedido do Tribuna Ribeirão, revela que entre o ano passado e o dia 16 de setembro deste ano, 51 unidades de saúde do município sofreram furtos e tentativas, danos a equipamentos e agressões a servidores. Neste período a média de ocorrências foi de 2,5 por mês e o aparelho mais furtado foi o telefone celular, com 11 casos. 

 As unidades com mais registro de casos foi a Unidade de Saúde da Família (USF) da Vila Albertina, na zona Norte, com seis registros, e a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Adão do Carmo, na zona Oeste, com cinco registros. 

Segundo o levantamento, no ano passado foram registradas 29 ocorrências. Deste total, o bairro com mais registros foi a Vila Albertina. Em 2022, a UBS do bairro foi furtada duas vezes. Já a USF, localizada na mesma região, foi furtada cinco vezes.  

Em seguida ficou a UBS e o Centro de Tratamento Ambulatorial (CTA) do bairro Adelino Simioni, zona Norte da cidade, com quatro ocorrências.  

Das ocorrências registradas no ano passado, 7 foram furtos de celulares e três ameaças a funcionários das unidades. 

Unidade Básica de Saúde do bairro Adão do Carmo, na zona Oeste, já foi furtada cinco vezes (Alfredo Risk)

Já em 2023 – até o dia 16 de setembro -, o levantamento totalizou 22 ocorrências. As unidades com mais registros foram as do bairro Adão do Carmo, com cinco ocorrências, seguida pelas UBS da Vila Albertina e do bairro João Rossi, com duas ocorrências cada uma. Neste período foram furtados 4 celulares de servidores.

Procurada para falar sobre as ocorrências a prefeitura municipal informou, por meio de nota, que as unidades de saúde são patrulhadas por viaturas da Guarda Civil Metropolitana (GCM). As rondas são periódicas e conforme solicitação feita pelo telefone de emergência da GCM: número 153. 

 Em relação a segurança das unidades de saúde, a Secretaria Municipal de Saúde informou que as unidades possuem vigilantes contratados por empresa terceirizada que atuam durante o expediente – funcionamento – delas.   

Vale ressaltar que a Guarda Civil Metropolitana não mantém profissional fixo nas UBSs. A justificativa é que isso e feito para otimizar o atendimento através de patrulhamento motorizado, considerado pela corporação como mais eficiente e que atende um número maior de necessidades da população. 

Ocorrências nas unidades de saúde de Ribeirão Preto em 2022 

 

Ocorrências nas unidades de saúde de Ribeirão Preto em 2023 

 

 

Fonte – Secretaria da Saúde 

 Box 

Furto de fios aumenta na cidade 

O furto de fiação elétrica se tornou um problema recorrente em Ribeirão Preto afetando tanto as repartições públicas como estabelecimentos comerciais. Nos últimos cinco anos, houve um aumento de 517,6% nesse tipo de ocorrência, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do estado (SSP/SP). Outro alvo comum são os semáforos, que tiveram um aumento de 80% nos furtos com relação ao ano passado, segundo a RP Mobi, empresa municipal responsável pelo trânsito na cidade. 

 

 

Postagens relacionadas

Serviços impulsionam emprego na região

William Teodoro

RP atinge 471.220 eleitores em julho

William Teodoro

Polícia busca advogado foragido e pede que população denuncie via WhatsApp

Luque

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com