Rui Flávio Chúfalo Guião *
[email protected]
Amanhã, 20 de outubro, o Grupo Santa Emília comemora 120 anos de existência, fato único e raro no universo empresarial brasileiro, onde poucas empresas atingem essa idade. Este fato é motivo de orgulho para as pessoas que nele trabalham e motivador de responsabilidade, pois temos que conduzi-lo para outro período de vida, maior do que atingimos agora.
Nesta longa existência, sempre contamos com uma equipe guerreira, o que permitiu que enfrentássemos os desafios que as nós se apresentaram e vencemos.
Por isso, o primeiro reconhecimento e o primeira agradecimento vão para nossos colaboradores, nossa força e motor de nosso desenvolvimento.
Sempre digo que as empresas, juridicamente analisadas, são um simples contrato, registrado na Junta Comercial. O que as viabilizam são as pessoas que nela trabalham e que moldam a sua forma de ser.
Durante os períodos mais difíceis que enfrentamos, durante as crises que assolaram a todos, nossa equipe respaldou nossas conquistas. Na primeira delas, logo em 1916, durante a II Guerra Mundial, o sócio alemão de Antônio Diederichsen fazia campanha germanófila, não tolerada por nosso fundador. Para desfazer a sociedade e pagar o valor da retirada de Johan Hibeln, Diederichsen reuniu a equipe e disse que, se os mesmos o apoiassem, ele acabaria com a participação do sócio. Houve unânime apoio de todos.
Em 1929 e 1930, quando da quebra da Bolsa de Nova York e da Revolução Getulista, novamente a equipe respaldou as atitudes necessárias para que a empresa vencesse um dos maiores desafios de sua existência.
E, durante a pandemia do Covid 19, quando ficamos fechados por quatro meses, foi a equipe que permitiu a continuidade de nossos negócios via internet. Não interrompemos o atendimento e a venda de nossos produtos durante momentos tão difíceis para todos nós.
E não atingiríamos tal idade, sem o apoio de nossos clientes, que transformamos em amigos leais e a quem também agradecemos.
Aliás, nosso sucesso pode ser explicado pela permanente diretriz de atender bem nossos inúmeros compradores. Atender bem, não só no sentido de um tratamento cortês e carinhoso a todos que nos procuram, mas – e principalmente – resolver os problemas que nos são trazidos, entender e sanar suas dores. Esta diretriz, emanada de nossos fundadores, é cláusula pétrea de nosso sucesso.
É muito gratificante notar que uma empresa de idade avançada como a nossa apresenta-se como uma jovem que se deixa embalar pelas modernas técnicas de mercado e de tecnologia.
Há vários anos temos investido em novas tecnologias e a pandemia apressou o seu uso imediato. Hoje, todos nossos controles são digitais, nossos agendamentos são feitos por robôs controlados por inteligência artificial, nossos sistemas se aperfeiçoam continuamente. Tudo com o objetivo de tornar mais fácil e rápida a jornada de nossos clientes.
Cientes de que não podemos nos afastar das novidades tecnológicas, participamos ativamente da Área 51 do Dabi Business Center, onde convivemos com modernas startups e colhemos novas e importantes ideias.
E, como sempre acreditamos no desenvolvimento de nossa equipe, contratamos uma consultoria internacional para promover a ideia de inovação, em todos os níveis de nossas atividades.
Somos assim, uma jovem senhora de 120 anos. Que venham muitos anos a mais!
* Advogado, empresário, presidente do Conselho da Santa Emília Automóveis e secretário-geral da Academia Ribeirãopretana de Letras