Tribuna Ribeirão
DestaqueSaúde

Ribeirão tem ações gratuitas de prevenção ao Câncer de Mama 

Adriana Dorazi – especial para o Tribuna Ribeirão 

Com uma vida cada vez mais corrida e cheia de compromissos, muitas mulheres negligenciam os cuidados básicos com a saúde. Os anos mais severos da pandemia fizeram despencar as estatísticas de mulheres com exames anuais em dia, especialmente aquelas acima dos 40 anos.

Nesse contexto a campanha Outubro Rosa, de conscientização e prevenção ao câncer de mama, nunca foi tão importante. Somente o Hospital de Câncer de Ribeirão Preto faz, em média, 450 a 500 atendimentos por mês. A equipe confirma que o fim da pandemia trouxe aumento na procura, mas ainda longe do ideal.

Durante o mês de outubro, o hospital intensifica a conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero. Na unidade são realizados exames e procedimentos que vão da confirmação da doença até o tratamento físico, com cirurgias e quimio, além de psicológico com acompanhamento e serviço social.

Maçonetto:”Também é fundamental manter o peso corporal adequado, praticar atividade física e evitar o consumo de bebidas alcoólicas” (Alfredo Risk)

“A prevenção reduz as chances do câncer de mama se manifestar, mas infelizmente nem sempre é possível evitar completamente seu surgimento. É por isso que aliar prevenção à detecção precoce do câncer de mama é fundamental. O diagnóstico precoce ainda é o maior aliado para o tratamento do câncer de mama”, destaca Antonio Carlos Maçonetto, presidente do Conselho Curador do Hospital de Câncer de Ribeirão Preto.

Qualquer caroço na mama em mulheres com mais de 50 anos deve ser investigado. Em mulheres mais jovens, qualquer nódulo deve ser analisado por um especialista se persistir por mais de um ciclo menstrual. A presença de um ou mais desses fatores de risco não significa que a mulher terá, necessariamente, a doença. 

Reduzir o risco de desenvolver o câncer de mama está diretamente ligado à prevenção que vai além do autoexame. Também é fundamental manter o peso corporal adequado, praticar atividade física e evitar o consumo de bebidas alcoólicas. A amamentação também é considerada um fator protetor. 

 “É importante que as mulheres fiquem atentas a qualquer alteração suspeita na mama, e mais importante lembrar que a mamografia é o principal exame para garantir a detecção precoce do câncer de mama. O câncer pode se manifestar antes que os sintomas sejam aparentes ou identificados pelo paciente e é por isso que manter os exames em dia faz toda a diferença”, completa Maçonetto.

São pelo menos 500 atendimentos por mês no HC que conta com ajuda de voluntários; equipe médica e de apoio também realizam ações de bem-estar e confraternização (Alfredo Risk)

Sinais e sintomas 

Os especialistas do Hospital do Câncer de Ribeirão Preto alertam que o câncer de mama pode ser percebido em fases iniciais, na maioria dos casos, por meio dos seguintes sinais e sintomas:
– caroço (nódulo) endurecido, fixo e geralmente indolor. É a principal manifestação da doença, estando presente em mais de 90% dos casos;
– alterações no bico do peito (mamilo);
– pequenos nódulos na região embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço;
– saída espontânea de líquido de um dos mamilos;
– pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja.
 

Eventos Outubro Rosa 

Até o final do mês o Hospital de Câncer de Ribeirão terá alguns eventos. Confira:  

– 20 de outubro: almoço beneficente com renda revertida aos atendimentos que são gratuitos (ingressos vendidos na recepção do hospital ao custo de R$ 120,00);

– 25 de outubro: mamamóvel estará na vila Virgínia com serviços coleta de citologia; 

– 26 de outubro: inauguração das alas de enfermaria e café da manhã para os convidados e pacientes.
 

Outras iniciativas
Essa semana a Prefeitura de Ribeirão Preto realizou uma iniciativa no Calçadão, Centro da cidade, para agendamento de mamografias. O agendamento para realização do exame sem custo segue disponível no site oficial (www.ribeiraopreto.sp.gov.br) como parte das iniciativas de conscientização para o controle do Câncer de Mama e Colo do Útero beneficiando mulheres de 50 a 69 anos.

A ação, promovida pela Coordenadoria da Saúde da Mulher, da Secretaria Municipal da Saúde, deve atender 600 mulheres até o final do mês. Quando a mamografia estiver agendada, a Unidade de Saúde entrará em contato informando data, local e horário da sua realização. Nas situações em que houver queixas mamárias, a mulher deverá procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência para avaliação e conduta.

A coordenadora do programa, a médica, Janaína Boldrini França, orienta todas as mulheres dessa faixa etária a procurarem a ação que está sendo disponibilizada ou a unidade de saúde mais próxima.  

“Iremos aproveitar esse momento de sensibilização do Outubro Rosa e as unidades de saúde ampliarão o acesso das mulheres aos exames de rastreamento de mamografia e do Papanicolau, realizando busca ativa e convocação das mulheres que estão com esses exames atrasados,” explica França.
 

Pedro II rosa
O Theatro Pedro II ficará com iluminação externa na cor rosa como forma de alertar para o mês de campanha. Prédios particulares como shoppings e hospitais também aderiram à iniciativa.  

No Shopping SantaÚrsula, dia 18 de outubro, quarta-feira, às 19h, será realizado o “Desfile Rosa – A beleza e a força da mulher no controle do câncer de mama”. O evento tem objetivo de mostrar para todos que mesmo depois do diagnóstico de um câncer, há cura, vida e beleza.

Participarão 15 mulheres em processo de cura do câncer de mama, e seguem esbanjando beleza, carisma, atitude e, principalmente, otimismo. Além do desfile, teremos uma apresentação de ballet solo, e também um momento musical com o Coral do REMA e o Coral Zênite, formado exclusivamente por mulheres da USP Ribeirão.

Todas as mulheres participantes são pacientes atendidas pelo REMA – Núcleo de Ensino, Pesquisa e Assistência na Reabilitação de Mastectomizadas, da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP) – parceiro do evento. As mulheres são de diferentes perfis, reforçando que o câncer não tem idade, padrão nem estereótipo, mas que pode sim ter cura.
A ação visa quebrar paradigmas, mostrando que, mesmo depois do diagnóstico de um câncer, é possível levar uma vida normal, feliz e saudável. A empresa ETC Produções Culturais assina a curadoria do evento que tem acesso gratuito, realizado no pátio central do shopping. 

 

 

 

 

 

 

 

Postagens relacionadas

SP amplia público da dose adicional

Redação 1

Aulas presenciais seguem suspensas

Redação 1

Caso Joaquim terá júri único

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com