Tentando se reencontrar na Série B, o Botafogo recebe o Avaí no Santa Cruz neste sábado. A partida é válida pela 31ª rodada da competição e está marcada para as 17h. O Pantera vem de três partidas sem derrotas.
Para a partida, o técnico Marcelo Chamusca não conta com três titulares. O lateral-esquerdo Jean Victor e os volantes Tárik e Guilherme Madruga levaram o terceiro cartão amarelo e estão suspensos.
A reposição mais simples e óbvia é na lateral-esquerda. Com a saída de Jean, Patrick Brey está de volta ao time titular do Botafogo. Depois de algumas rodadas fora de combate por conta de uma lesão, o jogador vai começar jogando diante do Avaí.
As principais dúvidas são no meio-campo. As ausências de Madruga e Tárik vão fazer o treinador Marcelo Chamusca utilizar a profundidade de seu elenco. Carlos Manuel e Guilherme Mantuan são as reposições naturais.
Ambos, inclusive, têm entrado regularmente durante as partidas. Porém, eles não são as únicas opções. Luiz Henrique é outra opção. Ele perdeu minutos nos últimos jogos, mas ainda é um jogador da confiança de Chamusca.
Se quiser ser mais ofensivo, o treinador do Pantera também tem a opção de colocar Osman no meio e recuar Ivonei para fazer a função de segundo volante. O jovem jogador já fez essa função atuando pelo Santos.
Neste modelo, o meio seria composto por Mantuan, Ivonei e Osman. Experiente, Osman também perdeu espaço nos últimos jogos. Chamusca tem apostado em Ivonei. É possível que ambos atuem juntos neste sábado.
No ataque, Lucas Cardoso e Edson Cariús vem de boa partida e serão mantidos. Os dois vêm crescendo de produção neste momento da temporada.
A tendência é que o Botafogo comece a partida com a seguinte escalação: Matheus Albino; Thassio, Ericson, Diogo Silva, Marcio Silva e Patrick Brey; Guilherme Mantuan, Ivonei e Osman (Carlos Manuel); Lucas Cardoso e Edson Cariús.
Avaí
O Avaí chega para o confronto com o Botafogo também com alguns problemas, O artilheiro da temporada, William Pottker sofreu uma lesão ligamentar e não joga mais em 2023. Outro desfalque é Felipinho, que está suspenso pelo terceiro cartão amarelo.
Por outro lado, três jogadores retornam e ficam à disposição da comissão técnica: Igor Inocêncio, Xavier e Jael.
Histórico do confronto
A história registra apenas cinco confrontos entre as equipes. O Avaí leva ligeira vantagem. São duas vitórias para o adversário, uma para o Botafogo e dois empates. No confronto de ida a partida terminou empatada em 1 a 1 na Ressacada.
Escalação Botafogo: Matheus Albino; Thassio, Ericson, Diogo Silva, Marcio Silva e Patrick Brey; Guilherme Mantuan, Ivonei e Osman (Carlos Manuel); Lucas Cardoso e Edson Cariús. Técnico: Marcelo Chamusca.
Escalação Avaí: Igor Bohn; Thales, Roberto (Alan Costa), Jonathan Costa e Natanael; Wellington, Rafael Gava, Giovanni e Jean Lucas; Waguininho (Leandro Carvalho) e Poveda. Técnico: Eduardo Barroca.
Data: 07/10
Horário: 17h
Local: Estádio Santa Cruz
Árbitro: Rafael Rodrigo Klein
Auxiliares: Jorge Eduardo Bernardi e Tiago Augusto Kappes Diel
VAR: Rodrigo Carvalhaes de Miranda