No penúltimo dia do 51° Congresso Nacional de Saneamento Básico (CNSA), durante a assembleia geral da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae), Ribeirão Preto foi anunciada como a sede da 52ª edição do evento. O próximo CNSA está previsto para maio de 2024. A programação, local e demais informações do evento ainda serão divulgadas.
O anúncio foi feito pelo presidente da Assemae, Rodopiano Marques, após a apresentação da cidade pelo prefeito Duarte Nogueira (PSDB) a todo o conselho da associação. “Sabemos da qualidade do serviço de saneamento básico oferecidos a população de Ribeirão Preto e da sua importância para o desenvolvimento do saneamento”, disse marques.
“Por isso, confirmo, com a aprovação de todo o conselho da Assemae, que a cidade sediará o 52º CNSA”, emendou o presidente. Dentre os principais pontos que destacam Ribeirão Preto no que tange o saneamento básico estão os índices de atendimento que já atingem 100%.
O prefeito ainda cita a qualidade do serviço oferecido à população e as iniciativas da Secretaria de Água e Esgotos de Ribeirão Preto (Saerp), a fim de garantir a efetividade do abastecimento e esgotamento sanitário à população. “O desenvolvimento do saneamento básico não é uma questão apenas de um município ou do Brasil, mas de todos”, disse Nogueira.
“Hoje, estamos aqui neste Congresso para garantir que todas as cidades brasileiras tenham acesso a água de qualidade, tratada e potável, e à coleta de esgoto e o tratamento dos rejeitos de forma eficiente, com uma boa cobertura de atendimento que assegure a promoção da saúde, qualidade de vida e o desenvolvimento socioeconômico dos municípios”.