Os possíveis candidatos a prefeito de Ribeirão Preto em 2024, o vice-prefeito Daniel Gobbi (PP); o secretário municipal de Esportes, Ricardo Aguiar (PSDB); o professor e sindicalista Mauro Inácio (Psol); e o advogado Ricardo Sobral (PT) avaliaram nesta terça-feira, 26 de setembro, suas performances junto ao eleitorado.
Realizado pela Tribuna em parceria com o Instituto de Pesquisa Política (Inpep) o levantamento ouviu, nos dias 18 e 19 de setembro, por telefone, 600 eleitores obedecendo a estratificação de gênero, faixa etária, renda domiciliar e divisão territorial com base nos dados mais recentes do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizado no ano passado.
Também foram considerados dados sobre o eleitorado da cidade do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Na pesquisa estimulada Daniel Gobbi foi o preferido por 3%, Ricardo Aguiar por 3%, o vereador Isaac Antunes (PL) recebeu 2%, o ex-candidato a prefeito Mauro Inácio teve 1% e o advogado petista, Ricardo Sobral, 1%.
Responsável pelo levantamento, o Instituto de Pesquisa Política (Inpep) é da cidade de São José dos Campos e atuava somente com pesquisas eleitorais e políticas internas e contratadas por instituições, partidos e candidatos. Desde sua criação, o Instituto já realizou pesquisas em mais de 30 municípios. Recentemente o Instituto resolveu ampliar este trabalho e divulgar pesquisas para percepção da população sobre o cenário político-eleitoral em parceria com meios de comunicação.
O que eles disseram
Vice-prefeito Daniel Gobbi – 3%
“Meu foco neste momento é cumprir o planejamento previsto para os próximos 14 meses de governo, além de projetar soluções habitacionais e de celeridade na aprovação de processos de construção civil. Temos realizado importantes ações para o planejamento da cidade como a aprovação da Lei de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo e também do Plano de Mobilidade Urbana. Nossa gestão quer entregar resultados para a população. Esse legado será nossa principal marca. Estamos reconstruindo Ribeirão Preto e me sinto muito feliz por fazer parte desse grande projeto”.
Secretário de Esportes Ricardo Aguiar – 3%
“Qualquer conclusão agora pode ser um pouco precipitada pelo tempo que ainda temos para as próximas eleições. Ribeirão Preto atravessa um momento extremamente positivo que é comprovado por importantes entregas realizadas pelo atual governo, em todas as áreas. É fundamental que a população analise e escolha no momento certo e de forma criteriosa, o nome que possa dar continuidade ao que está sendo feito e que os avanços em prol da nossa cidade não parem”.
Advogado Ricardo Sobral – 1%
“A pesquisa de opinião é uma ferramenta importante para medir o cenário político atual. Fiquei lisonjeado com o meu nome aparecer na pesquisa e vejo que os resultados são muito promissores para uma candidatura do campo progressista na cidade. Candidatura essa que pode unir os pré-candidatos e, com o apoio do Governo Lula, se apresentará muito consistente na próxima eleição”.
Professor e sindicalista Mauro Inácio – 1%
“Tenho pontuado nas pesquisas e nem me coloquei ainda como pré-candidato. O fato de meu nome aparecer frequentemente nas pesquisas espontâneas reflete uma história de luta e um acumulo do meu partido junto aos setores mais à esquerda da sociedade. Nestas eleições o PSOL vai chegar forte, apresentando um programa anticapitalista para Ribeirão Preto, podemos ter candidatura própria ou formar uma chapa de esquerda e classista para derrotar as candidaturas de direita e de extrema direita que vão querer gerir a cidade para fazer da prefeitura um balcão de negócios”.
Vereador Isaac Antunes – 2%
Não havia enviado sua manifestação até o fechamento desta reportagem.