Tribuna Ribeirão
Turismo

Turismo: Espanha e França para amantes da gastronomia

Que tal fazer um tour gastronômico por Espanha e França? Das tapas e paellas à alta culinária, você vai se deliciar com essas dicas de viagem pela Europa.

Espanha e França estão entre os destinos mais cobiçados por turistas do Brasil e de outras partes do mundo. Com monumentos famosos e atrações para todos os gostos, a gastronomia é um dos pontos altos para quem quer experimentar o que esses países têm de melhor a oferecer. Então, que tal conhecer essa parte da Europa de um jeito diferente, explorando a culinária, os vinhos e a riqueza cultural de cada região? Compartilhamos estas sugestões para você se inspirar e montar um roteiro de viagem gastronômica à sua moda!

Dica: cidadãos brasileiros não precisam de visto para viajar ao Espaço Schengen europeu, do qual a França e a Espanha fazem parte. É possível entrar na Europa e se deslocar por esse bloco de países apenas com o passaporte nos casos de viagens a turismo por menos de 90 dias. Mas preste atenção ao noticiário porque, em breve, será necessário validar essa isenção de visto no ETIAS — um processo rápido e online, que vincula uma autorização para múltiplas viagens à Europa ao seu passaporte por um prazo de até 3 anos (mais informações no site etiaseu.com.br).

Sugestão 1: roteiro de trem com paradas entre Madri e Paris
Com muitas promoções de passagens aéreas baratas, Madri e Paris são ótimos pontos de partida e encerramento para um roteiro de 15 dias (ou mais) pela Espanha e França. Mas, assim como acontece na maioria das capitais europeias, é um tanto complicado trafegar e estacionar um carro alugado nesses lugares. Por isso, sugerimos um itinerário de trem para que você possa se desconectar dos problemas comuns de que vive em centros urbanos e se deleitar com a paisagem e as comodidades das viagens ferroviárias pela Europa.

Cidades do itinerário

  • Paris: além das sensacionais opções de bistrôs, restaurantes e boulangeries espalhadas pela cidade, a capital francesa conta com alguns dos endereços mais icônicos para compras gourmet e degustações, como a Ladurée e a epicérie Fauchon.
  • Champagne: na rota do enoturismo, as caves de Champagne são boas opções para saborear espumantes e conhecer a produção local.
  • Bordeaux: uma das mais famosas regiões vinícolas da França, com um belíssimo centro histórico para você visitar entre uma taça e outra.
  • San Sebastian: na costa do país Basco, onde a dica é experimentar diferentes pintxos (que são petiscos semelhantes às tapas, mas menores e com combinações inovadoras).
  • Bilbao: para uma visita ao moderno museu Guggenheim, aproveitando para jantar no restaurante Nerua, com uma estrela Michelin.
  • Madrid: o mercado gastronômico de San Miguel é um dos destaques da capital espanhola, assim como apetitosos churros da Chocolateria San Ginés e os assados do Sobrino de Botin, considerado o restaurante mais antigo do mundo.

Sugestão 2: roteiro pela região próxima à fronteira entre Espanha e França
Se você tem menos tempo para fazer um roteiro de viagem pela Europa ou prefere uma experiência ainda mais diferenciada, vale a pena se concentrar em uma parte do mapa da Espanha e França com cidades interessantes para amantes da gastronomia. Neste caso, é possível alugar um carro para cobrir parte do trajeto com partida e encerramento em Barcelona — e até incluir outros lugares no roteiro aproveitando os voos de companhias low-cost ou os
novos trajetos de trens de alta velocidade entre os dois países.

Cidades do itinerário

  • Barcelona: a cidade famosa pelas ramblas e obras de Gaudi tem uma eclética cena gastronômica, com destaques para o mercado La Boqueria, as paellas servidas na região de Barceloneta e restaurantes de chefs inovadores como David Muñoz e Rafa Zafra.
  • San Sebastian: conhecida como capital da gastronomia espanhola, essa cidade é um destino imperdível para quem ama a culinária mediterrânea.
  • Bordeaux: com direito a muitos passeios pelas vinícolas da região e, claro, degustação de vinhos franceses da mais alta qualidade.
  • Carcassonne: para você se deleitar com o charme medieval dos cafés e restaurantes espalhados pela cidade, cujo centro histórico amuralhado e canal constam na lista de Patrimônio Mundial da UNESCO.
  • Figueres: onde fica a casa-museu de Salvador Dali e há boas opções para provar a “comida de boteco” local — tapas, tortilhas de batata, croquetes e deliciosos bocadillos (sanduíches), que podem ser acompanhados sangrias e cidras.
  • Girona: com atrações históricas e a possibilidade de jantar no requintado El Celler de Can Roca, com 3 estrelas Michelin.

Gostou? Antes de embarcar nessa aventura gastronômica pela Espanha e França, aproveite as dicas do nosso site e faça um tour pelos restaurantes  de Ribeirão Preto.

 

 

Postagens relacionadas

Chile espera turistas no Dia Mundial do Enoturismo  

Redação 2

Orçamento do Fungetur cresce 285% em 2019

Redação 1

Sampa não é só selva de pedra

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com