Buscando alternativas para montar o Botafogo, o técnico Marcelo Chamusca vem utilizando um sistema com três zagueiros nas últimas partidas. Após a modificação, o Pantera melhorou e passou a fazer jogos mais consistentes. Diante de Sport e Atlético-GO, principalmente, o desempenho agradou o treinador.
A mudança beneficiou os laterais, que ganharam mais liberdade e protagonismo no campo ofensivo. Fruto disso foi o gol de Jean Victor na vitória do último final de semana. O jogador, inclusive, falou sobre o tema em entrevista coletiva.
Ele relembrou que o time trabalhou neste sistema com Leandro Zago e Paulo Baier em 2022 e que os jogadores já estão habituados.
“No ano passado, se você pegar, a gente começa o ano com o Leandro Zago e ele fez um trabalho de adaptação nesse esquema. Não começou com a linha de cinco e sim com a de quatro. Mas ele viu a possibilidade de acontecer e acabou dando certo. Ele [Zago] potencializou a qualidade de todos os jogadores que estavam aqui e aí veio o Baier e também aconteceu essa questão. Ele tentou com a linha de quatro e não conseguiu e voltou para a linha de cinco. É um esquema em que a gente estava acostumado, já veio uma introdução desde o início do ano passado com o Zago. Pode ajudar bastante e estou preparado para ajudar em qualquer tipo de formação, sendo com a linha de quatro ou de cinco”, afirmou.
O gol do Botafogo foi fruto de uma jogada proporcionada pela formação. Jean contou que esse tipo de lance é trabalhado durante os treinamentos.
“Nos treinamentos a gente procura bastante atacar a profundidade. Quem joga ali pelo extremo a gente tem que atacar a profundidade e criar dificuldade para o adversário e esse é um dos pontos que a nossa equipe tem e a linha de cinco proporciona isso. Um lance antes do gol, o Lucas Cardoso passa de mim na defesa e vai fazer a cobertura para defender, e eu vendo que ele fez a minha cobertura, eu já começo a atacar. Eu vejo que a jogada pode dar certo com o Madruga e já passo na frente do lateral-direito deles. E aí, dando certo ,que foi o que pensei, acaba tendo uma inversão de posições entre eu e o Lucas Cardoso. O treino entra na questão do ataque à profundidade, mas a questão ali do posicionamento foi circunstancial pela inversão entre eu e o Cardoso. Foi uma coisa que é treinada, mas na posição ali, eu pude sair bem, fazer uma finalização muito boa e ajudar o clube”, analisou.
O Botafogo é 12º colocado da Série B com 38 pontos e vai encarar o Tombense na próxima rodada. O jogo é neste sábado, às 18h, no Soares de Azevedo, em Muriaé (MG).