Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

‘Dom Pedro’ multará em outubro

Segundo o portal da prefeitura, na segunda-feira, 25 de setembro, terá início a fase de conscientização aos motoristas: autuação começará em 9 de outubro (Alfredo Risk/Arquivo)

A prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da RP Mobi empresa responsável pelo trânsito e transporte urbano da cidade –, diz que não vai autuar o motorista que parar, estacionar ou trafegar nas faixas exclusivas para ônibus da avenida Dom Pedro I, no Ipiranga, Zona Norte, inclusive fora dos horários de pico, a partir de segunda-feira, 25 de setembro.

Segundo o portal da prefeitura, no dia 25 terá início a “fase de conscientização”. O anúncio foi feito após comerciantes reclamarem do fim da fase de transição. Eles afirma que as vendas vão cair com o término da flexibilização, que atualmente permite ao condutor, parar, estacionar e trafegar pela faixa exclusiva fora dos horários de pico.

Segundo a nota da RP Mobi, a autuação terá início em 9 de outubro, segunda-feira, às vésperas do Dia das Crianças (12). Já a partir desta segunda-feira, veículos particulares poderão utilizar a faixa exclusiva somente para conversões à direita (em trechos devidamente sinalizados) e também para acessar determinado estabelecimento comercial ou residencial.

Os táxis estão liberados para o tráfego pela faixa exclusiva, desde que realizem o transporte de passageiros. Os veículos devem estar devidamente caracterizados com a permissão válida com o selo emitido pelo município. Também é permitido o tráfego de veículos de emergência como do Corpo de Bombeiros, ambulâncias e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Também é permitido o tráfego de viaturas das polícias Militar e Civil, da Guarda Civil Metropolitana e de fiscalização de trânsito. Mesmo com a autorização do uso das faixas exclusivas pelos taxistas, não é permitida a parada para embarque ou desembarque de passageiros dos táxis nas estações de ônibus.

Vagas de carga e descarga, embarque e desembarque de idosos e pessoas com deficiência estarão sendo implantadas a partir de segunda-feira, 25 de setembro, nas vias transversais. A fiscalização na avenida teve início em 14 de novembro do ano passado, mas, atendendo aos apelos de lojistas, prestadores de serviços e industriais com estabelecimentos na Dom Pedro I, o horário de funcionamento do corredor de ônibus foi alterado.

Quem para hoje na faixa exclusiva fora dos horários de pico das seis às nove horas da manhã e das 16 às 19 horas – não é autuado. Paralelamente, a RP Mobi já está iniciando o processo de implantação da Área Azul Digital no entorno da Dom Pedro I, democratizando e oferecendo mais oportunidades para o comércio, assim como ocorreu na região central de Ribeirão Preto.

A partir de outubro, o motorista que trafegar, parar ou estacionar no corredor de ônibus da Dom Pedro I , em qualquer horário, receberá multa de R$ 293,47 e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp), o Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto e Região e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CXDL RP), pedem à RP Mobi que disponibilize bolsões para carga e descarga.

O pedido abrange outros corredores de ônibus. Revitalizada pela administração municipal por meio do Programa Ribeirão Mobilidade, a avenida ganhou, em 27 de outubro do ano passado, faixas exclusivas para o transporte coletivo com 5,53 quilômetros de extensão, contemplando ainda as avenidas Fábio Barreto, Marechal Costa e Silva, Capitão Salomão e Luiz Galvão Cezar, até a rotatória Alceu Paiva Arantes, no Planalto Verde.

Corredor – Em 27 de outubro, a prefeitura de Ribeirão Preto inaugurou o corredor de ônibus da Dom Pedro I.  Começou a ser construído junto com o da avenida Saudade, nos Campos Elíseos, em janeiro de 2020, com previsão de término para fevereiro de 2021.

No total, o investimento da prefeitura de Ribeirão Preto nas obras foi de R$ 49.804.623,71. A Coesa Engenharia venceu a primeira licitação por R$ 39.740.679,60, mas o contrato foi rescindido. Recebeu R$ 19.747.263,07 pelo trecho concluído, cerca de 50%.

A Autem Engenharia venceu o novo processo licitatório e recebeu R$ 30.057.360,64. O corredor de ônibus da avenida Saudade tem 5,28 quilômetros de extensão, além de mais de 2,5 km de ciclovias. A obra começa no cruzamento com a rua México, na Vila Carvalho, trecho em que a via recebe o nome de avenida Brasil, e termina no cruzamento da Doutor Francisco Junqueira.

Combo Na rua São Paulo, que segue paralela, o equipamento começa na rua Fernão Sales, no Cemitério da Saudade, e segue também até a Francisco Junqueira. Juntos, os corredores da Saudade e da Dom Pedro I têm cerca de onze quilômetros de extensão.

Cerca de 160 mil veículos passam pelos dois trechos mensalmente.  Aproximadamente 2.000 veículos trafegam todos os dias pela rua São Paulo e avenidas Saudade e Brasil, enquanto outros 1.800 circulam diariamente em cada sentido da Dom Pedro I.

 

Postagens relacionadas

Acirp propõe antecipar flexibilização de regras

Redação 1

Lula sancionará projeto dos cassinos  

Redação 2

Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 3,5 milhões

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com