A Câmara de Vereadores aprovou nesta terça-feira, 12 de setembro, com 18 votos e duas ausências, projeto de lei da prefeitura de Ribeirão Preto que permite às pessoas físicas fecharem parcerias com o município por meio do Programa Verde Cidade – prevê a conservação e manutenção de canteiros de avenidas, e outros locais públicos, como praças e áreas públicas.
Agora, a proposta segue para sanção do prefeito Duarte Nogueira (PSDB) Atualmente, o Verde Cidade permite que somente empresas e pessoas jurídicas possam atuar na conservação destes locais, em troca da instalação de placas de publicidade nos canteiros e praças preservados. Os serviços incluem desde a roçada do mato, plantio de plantas e árvores e manutenção de calçadas.
Dados do governo municipal, divulgados a pedido do Tribuna, revelam que 83 empresas já aderiram ao programa. No total, 93 áreas foram “adotadas”, entre canteiros centrais de avenidas, rotatórias do sistema viário, áreas verdes, praças e parques. Em 2021, foram assinadas 18 parcerias, mais 20 em 2022 e neste ano são 13, mas ainda falta um semestre para o fim do período.
Para permitir a adesão de pessoas físicas, a prefeitura enviou, para a Câmara de Vereadores, um projeto de lei que inclui a permissão na atual legislação. Segundo a administração municipal, a autorização é de relevante interesse ao meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável da cidade.