A prefeitura de Ribeirão Preto inaugurou hoje, 7 de setembro, o túnel ‘José Bonifácio de Andrada e Silva – Patriarca da Independência’. Primeiro túnel da cidade, ele foi celebrado numa cerimônia com a presença de autoridades locais e de outras partes do país – como o deputado federal por Minas Gerais, Lafayette Luiz Doorgal de Andrada, tataraneto do homenageado.
Estendendo-se por cerca de quatro quarteirões, com seus 381 metros de comprimento, o túnel começa na Avenida Independência, na altura da rua Bernardino de Campos, passando por baixo da Nove de Julho, e termina na Avenida Presidente Vargas, entre as ruas João Penteado e Eliseu Guilherme.
A construção agregou uma nova configuração à paisagem do entorno, fortalecendo o cenário de cartão-postal criado pela emblemática Nove de Julho, que está em obras e será completamente restaurada, além de ganhar corredores de ônibus nos dois sentidos.
A ESTRUTURA DO TÚNEL
Dentro do túnel, a iluminação artificial fica por conta dos 119 projetores de led de 85w e de 120w distribuídos ao longo da área. E a iluminação natural é feita pelas duas claraboias instaladas na Praça Salvador Spadoni, que também levam ventilação ao túnel.
A área interna ainda conta com sistema de combate a incêndio, drenagem de águas da chuva, com três sistemas hidráulicos capazes de bombear até 35 litros por segundo, caixa de detenção de 300 metros cúbicos e passarela de segurança de 1,2 metro de largura, com gradis de proteção.
A pista é única, dando passagem a um veículo por vez, porém ampla. Assim, o projeto evitou a desapropriação dos prédios do entorno e garantiu a fluidez ao trânsito que uma obra de arte desta natureza proporciona – sem os semáforos, as esquinas e os retornos que eram necessários para o motorista que quisesse se dirigir à Avenida Presidente Vargas, agora interligada à Avenida Independência.
COMO FICOU A CIRCULAÇÃO EXTERNA
O tráfego no sentido oposto, da Presidente Vargas para a Independência, agora é feito pelas faixas térreas construídas sobre o túnel. Com isso, o retorno pelas ruas Olavo Bilac e Quintino Bocaiúva deixou de existir.
No sentido da Independência para a Presidente Vargas, uma das pistas da área externa ficou destinada aos ônibus, que circulam pelo corredor Norte-Sul, um dos 11 corredores de ônibus do programa Ribeirão Mobilidade.
Esta funcionalidade faz do túnel uma obra imprescindível para o programa de mobilidade iniciado pela prefeitura em 2017. Ele está localizado em um importante ponto de passagem do eixo Norte-Sul, o mais extenso do programa, com 21 km que ligam a cidade de uma ponta a outra, do bairro Ribeirão Verde ao Ribeirão Shopping.
Quando os cinco corredores atualmente em construção estiverem prontos, eles se interligarão aos outros seis, já prontos, criando uma malha viária de 56 km exclusiva para ônibus e que corta toda a cidade, passando por 33 avenidas e ruas, inclusive a Independência, a Nove de Julho e a Presidente Vargas, onde está o túnel.
Além de pistas exclusivas, os ônibus que por ali circulam agora contam com semáforos inteligentes também exclusivos. Somente o trecho no entorno da obra recebe 48 mil veículos e 19 mil passageiros de ônibus por dia.
TÚNEL TAMBÉM PASSA EMBAIXO DA PRAÇA SPADONI
Inaugurada em 1962, outro ícone da região é a praça Salvador Spadoni, que fica no encontro das três avenidas e se transformou num jardim suspenso, com o Túnel José Bonifácio passando por baixo dela.
Para a construção do túnel, a praça foi totalmente desfeita e, depois, foi reimplantada no mesmo local. O espaço ganhou 13 bancos e duas mesinhas de cimento, iluminação mais eficiente, além de novas mudas de árvores e flores.
Duas grandes aberturas redondas no chão da praça dão vista para a obra embaixo dela. Além de servirem como claraboias, permitindo a entrada de luz e ventilação ao túnel, deram leveza à obra, que consumiu 4.727,61 m³ de concreto e 361.717 kg de aço.
Na praça, uma escultura de bronze projetada pela Diretoria de Comunicação Social da Prefeitura traz vários símbolos importantes de Ribeirão Preto, construídos em épocas diferentes, como o Theatro Pedro II e o Palácio Rio Branco, entre outros.
TRECHO DA NOVE DE JULHO INCLUSO NA OBRA
Com custo de R$ 27.185.960,56, a obra incluiu, além da construção do túnel e da praça, a restauração completa de um quarteirão da Nove de Julho (entre as avenidas Independência e Presidente Vargas, em frente à praça Spadoni).
O asfalto deste quarteirão (que não é tombado) foi retirado e outro mais eficiente foi instalado no lugar, para suportar o impacto dos ônibus. O canteiro foi refeito como o original, com mosaicos de pedras brancas e pretas formando desenhos de ondas.
REPOSIÇÃO AMBIENTAL
Na praça Salvador Spadoni e nas avenidas no entorno do túnel foram plantadas 232 mudas de árvores de espécies variadas. Outras 510 mudas foram doadas ao Horto Municipal para reposição ambiental das 21 árvores adultas que precisaram ser extraídas para a execução da obra, embora sete jerivás adultos puderam ser replantados.