A Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp) recebeu nesta sexta-feira, 1º de setembro, a Caravana Jovem Aprendiz Paulista do governo de São Paulo. O evento apresentou aos micro e pequenos empresários as vantagens da contratação de aprendizes.
O evento teve a participação da secretária-executiva de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Juliana Cardoso; da presidente da Acirp, Sandra Brandani; e do vice-prefeito de Ribeirão Preto, Daniel Marques Gobbi, entre outras autoridades.
Coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com a Secretaria de Projetos Estratégicos, o programa estadual pretende disponibilizar 60 mil vagas em micro e pequenas empresas para jovens que estudam e que tenham idade entre 14 e 24 anos.
Oferece benefícios ao micro e pequeno empresário, tais como a capacitação do aprendiz totalmente custeada pelo Estado, recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) menor que o habitual (apenas 2%), isenção de verbas rescisórias, acompanhamento técnico durante o processo seletivo e todo trâmite de contratação via plataforma do Estado.
Diferentemente do programa nacional que foca nas médias e grandes empresas, o Jovem Aprendiz Paulista é específico para os micro e pequenos negócios. O contrato de trabalho pode chegar a 24 meses, com remuneração mensal custeada pelo empregador de até R$ 917,59, com base no salário-mínimo/hora e de acordo com os períodos de expediente e treinamento.
A jornada dos aprendizes será de quatro dias de trabalho, com carga horária diária de quatro a seis horas, e um dia exclusivo para capacitação online. Desde o início da jornada, os responsáveis pelos jovens recebem notificações do programa e acompanham todo o processo. O treinamento será garantido pelo governo de São Paulo, inclusive com aulas de preparação comportamental.
“O empresário não terá custo algum, a não ser a contratação. A gente lançou 60 mil vagas para todos o estado, na região de Ribeirão Preto são 116 mil micro e pequenos negócios aptos. Temos agora até um trabalho de convencimento. De apresentar esse programa a esses empresários. É uma grande oportunidade de contratação com muitos benefícios”, diz Juliana Cardoso.
Ao ser perguntada sobre expectativas na região, ela disse que está em aberto. “Aqui temos 116 mil oportunidades, como falei. Agora o céu é o limite, depende dos empresários”. O projeto vem acrescentar que todos (empresários) possam tirar esse menino da rua e fazer com que ele tenha trabalho. O maior número de associados está entre as pequenas e micro empresas.
“Vai ser um trabalho vanglorioso em todos os aspectos para trazermos esses pequenos comerciantes e usufruirmos um pouco do que o governo está propondo. Como ele não pode, muitas vezes, contratar muitas pessoas, o Jovem Aprendiz oferece essas contratações com custos menores”, ressalta a presidente da Acirp, Sandra Brandani.
Segundo ela, os empresários enfrentavam dificuldades em contratar jovens aprendizes. Levantamento realizado pelo Tribuna Ribeirão junto ao Simples Nacional do Ministério da Fazenda e a Secretaria Municipal da Fazenda de Ribeirão Preto, revela que a cidade tinha até o final de junho 70.710 Microempreendedores Individuais (MEIs) até 31 de julho.
Segundo a secretaria, atualmente os setores com mais MEIs ativos na cidade são de promoção de vendas, cabeleireiros, manicure e pedicure, preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativos, transporte rodoviário de carga (motoboy) e comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios.