Tribuna Ribeirão
Geral

INSS – OAB fará mutirão da aposentadoria

TONY WINSTON/AGÊNCIA BRASÍLIA

A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional São Paulo (OAB-SP), por meio de sua Comissão de Direito Previ­denciário em parceria com a Procuradoria Regional Fe­deral, realizará um mutirão previdenciário para que ad­vogados e advogadas de todo o Estado possam submeter seus casos de aposentadoria à análise do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) com possibilidade de acordo.

A iniciativa nasceu a par­tir de um compromisso para diminuir a fila agravada com a enorme demanda existente por audiências do tema. Em Ribeirão Preto, a 12ª Subseção da OAB atende na Casa do Advogado, à rua Cavalheiro Torquato Rizzi nº 215, no Jar­dim São Luiz, Zona Sul. Presi­dida por Alexandre Nuti, tem cerca de 9.500 associados da cidade e também dos municí­pios de Cravinhos, Jardinópo­lis, Santa Rosa de Viterbo, São Simão e Serrana.

Serão antecipados os julga­mentos de processos para con­cessão de aposentadoria por idade rural ou híbrida ou por pensão por morte, cuja lide seja união estável. É necessário que os processos tenham audiência agendada para datas a partir de 1º de julho de 2024. A assina­tura dos acordos será no dia 4 de outubro, em parceria com a Procuradoria Regional Federal.

Além disso, não entram no mutirão os casos que discu­tam ou que exijam a inclusão de prova pericial. Cada pro­fissional da advocacia poderá fazer a inscrição de até três processos que atendam aos requisitos. Serão considera­dos na ação os 200 primeiros processos inscritos que cum­pram todos os critérios.

Os processos selecionados passarão por análise do INSS para verificação da possibilidade de um acordo. Havendo a possi­bilidade, o INSS fará proposta a ser protocolada na Justiça no dia 4 de outubro, por meio de peti­ção em conjunto assinada pelo advogado e pela Procuradoria.

O evento para as assinaturas acontecerá na capital paulista e será híbrido. Os advogados que não puderem comparecer poderão participar de manei­ra remota para tirar dúvidas e concluir o acordo. Para os casos que não forem solucionados, o processo seguirá seu curso nor­mal até a audiência.

“Esse é um mutirão muito importante. É um projeto iné­dito no Brasil, e a ideia é que possamos atender a essa de­manda que ficou prejudicada por conta da competência de­legada e de mudanças que nós tivemos nos Juizados Especiais Federais”, afirma a advogada Adriane Bramante, presidente da Comissão do Direito Previ­denciário da OAB-SP.

“São processos com audi­ências para os próximos anos, além de que algumas subseções judiciárias estarem abarrotadas de demandas previdenciárias. A expectativa é que consigamos resolver os 200 processos”, diz a advogada Adriane Bramante. As inscrições podem ser feitas via preenchimento de formulá­rio online até o próximo dia 25 de agosto, no link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIp­QLSd3YjxDPKe1_5Fw7JoAN­f8F1d53g6rf02MulZ_F05iq­1QSMHA/viewform?pli=1.

Postagens relacionadas

Brasil registrou 124 assassinatos de pessoas transgênero em 2019

Redação 1

Caps IV será na UBDS Central

Redação 1

Fábrica desativada é alvo de operação

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com