A era digital trouxe inúmeras transformações em nossa sociedade, mas nem todas as pessoas têm acesso igual aos seus benefícios. A falta de acessibilidade digital impacta diretamente na experiência de inúmeros usuários da Internet, já que a maioria dos sites e aplicativos são desenhados somente para pessoas que não são portadoras de necessidades especiais.
A acessibilidade digital se apresenta como uma ferramenta crucial para garantir que todos possam participar plenamente do mundo online. Esta é a realidade da Musixe, uma plataforma online de aulas de música que nasceu de uma dificuldade real, onde estudar um instrumento musical se mostrou diferente de estudar música de verdade.
“Sempre tivemos a preocupação em oferecer um ensino musical de qualidade e acessível para todos, mas de nada adianta ter esse ambiente, se não for para todos de verdade; e não faz sentido falar sobre todos e excluir alguns. A gente fala muito sério quando menciona todos: e esse foi um grande motivador para a implementação de acessibilidade em toda a plataforma”, conta o programador João Batista Neto.
As WCAG (Diretrizes de Acessibilidade para o Conteúdo da Web) especificam uma série de avaliações e preocupações para acessibilidade na Internet.
“Atualmente, o site da Musixe é acessível para pessoas que dependem de leitores de tela, pessoas com visão desfocada ou dificuldades com contraste; pessoas com doenças, como epilepsia, que precisam evitar luzes piscando; pessoas com dificuldades ou problemas com objetos se movimentando na tela, entre outros”, explica Neto.
A plataforma Musixe que nasceu em Franca (SP) possui números imponentes: a escola online possui mais de 80 mil alunos em todo o país e oferece mais de 600 horas de aulas em 65 cursos. E uma assinatura dá direito a acesso ilimitado a todo o conteúdo da plataforma que é dividida por instrumentos musicais. Ou seja, o aluno pode fazer o curso que quiser, quantas vezes quiser e de onde estiver.
“Sempre fui consumidora de cursos online. Só que percebi que eles eram caros e incompletos; se eu quisesse aprofundar em outra matéria, eu precisava comprar um outro curso – e isso, muitas vezes, inviabilizava o estudo”, comenta a empreendedora Daniela Oliveira e uma das responsáveis pela plataforma.
As aulas são todas gravadas e dinâmicas, com qualidade de áudio e vídeo. Os cursos são para todos os níveis: iniciante, intermediário e avançado. A escola oferece ainda materiais complementares que o assinante pode baixar, imprimir e fazer sua própria apostila.
A plataforma pode ser acessada pelo site www.musixe.com .